Buscar

CUSTOS

Qual a diferença entre o Custo direto e indireto? com exemplos...

💡 6 Respostas

User badge image

Wagner Ferraz

Custos Diretos: são os custos apropriados aos produtos sem a necessidade de rateios, como por exemplo a matéria-prima e a mão-de-obra direta. Eles são diretos porque nós podemos relácioná-los facilmente a um objeto de custeio. Como a matéria prima para a confecção de um produto, nós podemos facilmente alocar o custo da matéria prima deste produto.

Custos Indiretos: são os custos apropriados aos produtos por meio de estimativas ou rateios, como por exemplo a energia elétrica da fábrica, o aluguel da fábrica e a mão de obra indireta. Os custos indiretos são comuns entre dois ou mais objetos de custeios, por isso precisam ser rateados. O aluguel da fábrica não tem como ser alocado diretamente aos diversos produtos de uma fábrica, então é feita divisão desse custo entre os produtos.

0
Dislike0
User badge image

Tharlis Everton

  • Custos Diretos (CD): são todos os custos cujos valores e quantidades podem ser identificados facilmente com o produto, sem que haja necessidade de se utilizar alguma forma de distribuição (rateio) para sua participação no processo. Ex: matéria-prima, salário dos operários etc.

  • Custos Indiretos (CI): são os custos que nãopodem ser identificados diretamente com o produto, sendo necessária uma forma (critério) de rateio para sua participação no processo. Ex: aluguel da fábrica, seguro da fábrica, depreciação das máquinas de produção etc.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O custo direto é aquele que pode ser identificado e que seja apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, ou seja, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo.

Em outras palavras, o custo direto é aquele que pode ser atribuído e⁄ou identificado direto a um produto, centro de custo ou departamento e outros.

 


Alguns exemplos de custo direto são matérias-primas, mão-de-obra e serviços subcontratados.


Já o custo indireto não se apropria diretamente de cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência, assim os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, ou seja,

podem ser atribuídas parcelas de custos para cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio.

 


Alguns exemplos de custo indireto são a depreciação, seguros e manutenções nos equipamentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais