Buscar

Qual melhor definiçao para oligopolio ?

💡 1 Resposta

User badge image

Maiza Martins

Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O oligopólio é uma estrutura de mercado com um pequeno número de empresas, nenhuma das quais consegue impedir que as outras tenham influência significativa. O índice de concentração mede a participação de mercado das maiores empresas. Um monopólio é uma empresa, o duopólio é duas empresas e o oligopólio é duas ou mais empresas. Não há limite superior preciso para o número de empresas em um oligopólio, mas o número deve ser baixo o suficiente para que as ações de uma empresa influenciem significativamente as outras.

Oligopólios na história incluem fabricantes de aço, empresas de petróleo, estradas de ferro, fabricação de pneus, cadeias de supermercados e operadoras sem fio. A preocupação econômica e legal é que um oligopólio pode bloquear novos entrantes, retardar a inovação e aumentar os preços, o que prejudica os consumidores. As empresas em um oligopólio estabelecem preços , seja coletivamente - em um cartel - ou sob a liderança de uma empresa, em vez de tomar os preços do mercado. As margens de lucro são, portanto, mais altas do que em um mercado mais competitivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais