Buscar

Alguém tem algum material explicando cálculo e detalhamento de blocos sobre estacas e método biela-tirante?

💡 2 Respostas

User badge image

Gustavo Pinho

não

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O dimensionamento dos blocos de fundação é uma parte essencial da análise da estrutura. Neste sentido, esta série de artigos busca explicar em maior detalhe quais as considerações do Eberick no tocante aos modelos de dimensionamento dos blocos.

Para blocos cujas estacas estejam eqüidistantes do centro do bloco (ponto de apoio do pilar), o Eberick utiliza o Método de cálculo de Biela – Tirante (Método das bielas). Este método admite como modelo resistente, no interior do bloco, uma “treliça espacial”, para blocos sobre várias estacas, ou plana, para blocos com uma, duas ou três estacas em linha. 

Assim, a carga proveniente do pilar é transmitida pelo seu interior até as estacas por elementos de concreto comprimido. Tais elementos são as chamadas bielas (em vermelho, no modelo abaixo) e comportam-se como se fossem as barras da treliça espacial existente no interior do bloco. Em contrapartida, esta carga, que chega inclinada da estaca, faz com que as estacas se afastem entre si. Isto cria tensões de tração nas barras entres as estacas (em azul), que são chamadas de tirantes.

Para realizar o dimensionamento dos blocos, o programa verifica vários formatos de bloco até definir um que atenda às solicitações. Ao verificar um formato de bloco, a primeira informação que temos é o número de estacas e o seu espaçamento. Tendo estas informações, podemos calcular a altura útil do bloco.

A altura útil é calculada inicialmente em função do espaçamento entre as estacas e do ângulo de inclinação θ das bielas comprimidas (blocos com mais de 1 estaca). Para manter a consideração de bloco rígido, o valor deste ângulo deve ser de, pelo menos 45º. O ângulo também é limitado a 63 graus, visto que, acima disto, o modelo de bielas e tirantes passa a não ser mais representativo:

 

A partir destes carregamentos pode-se realizar a verificação ao esmagamento da biela de compressão, válida somente para os blocos calculados pelo método biela/tirante. A tensão solicitante deverá ser menor que a admissível.

  • Tensão solicitante: tensão que solicita a biela de compressão, estando ela junto ao pilar e junto à estaca;
  • Tensão admissível: tensão resistida pela biela de compressão, junto ao pilar e também junto à estaca;
  • Condição: caso a tensão admissível seja superior à tensão solicitante, a verificação ao esmagamento da biela de compressão estará atendida, apresentando o status Ok.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais