Buscar

O que se entende por analogia in malam partem ?

O que se entende por analogia in malam partem ?

💡 4 Respostas

User badge image

Ana Júlia Fontes

A analogia in malam partem se dá quando há o uso de analogia, em caso de lacuna, porém esta prejudica o réu. A analogia in malan partem é proibida no direito penal, pois viola o principio da reserva legal.
3
Dislike0
User badge image

ana cristina

Mas a aplicação da In malan partem não é usada, pois ela pejudica o réu e na nossa legislação só é permitida a que se beneficia, é isso?
2
Dislike0
User badge image

Matheus Pereira

A locução latina «In Malam Partem»,  significa literalmente «Para o Mal». É bastante frequente em linguagem jurídica, sobretudo no Brasil, para classificar a aplicação da analogia, ou seja, dos costumes e princípios gerais do direito, nos casos em que a lei é omissa. Assim, diz-se que ocorre integração da lei através da analogia in malam partem quando o sujeito é prejudicado pela sua aplicação. Na situação oposta, quando o sujeito é beneficiado, fala-se em analogia In Bonam Partem.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais