Buscar

'' As proteínas homólogas estão presente em todas as espécies; o que diferencia é a parte do organismo que irá atuar. Correto ou falso, justifique.

💡 1 Resposta

User badge image

Nathália Oliveira

Proteínas homólogas são proteínas que derivam de um "ancestral comum". Podem estar presentes numa mesma espécies, tendo derivado por duplicação de genes no genoma de um organismo, por paralogia; ou em espécies diferentes, estando o ancestral comum da proteína presente na espécie ancestral comum às duas espécies.

São proteínas que desempenham a mesma função em tecidos ou em espécies diferentes. Estas proteínas possuem pequenas diferenças estruturais, reconhecíveis imunologicamente. Os segmentos com sequências diferentes de aminoácidos em proteínas homólogas são chamados "segmentos variáveis", e geralmente não participam diretamente da atividade da proteína. Os segmentos idênticos das proteínas homólogas são chamados "segmentos fixos", e são fundamentais para o funcionamento bioquímico da proteína. 

Apesar de desempenhar a mesma função ela pode sim aparecer em outros tecidos do organismo, então acredito que a resposta esteja correta

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Temos a estratégia mais amplamente usada e mais confiável para caracterizar seqüências recém-determinadas. Pesquisas de semelhança sequencial podem identificar proteínas ou genes "homólogos", detectando excesso de similaridade - semelhança estatisticamente significativa que reflete a ancestralidade comum. Esta unidade fornece uma visão geral da inferência de homologia de semelhança significativa e introduz outras unidades neste capítulo que fornecem mais detalhes sobre estratégias eficazes para identificar homólogos. O conceito de homologia: ancestralidade evolucionária comum é central para análises computacionais de seqüências de proteínas e DNA, mas a ligação entre similaridade e homologia é freqüentemente mal entendida. Inferimos homologia quando duas seqüências ou estruturas compartilham mais semelhança do que seria esperado por acaso; quando a semelhança excessiva é observada, a explicação mais simples para esse excesso é que as duas seqüências não surgiram independentemente, elas surgiram de um ancestral comum. A ancestralidade comum explica a semelhança excessiva assim, excesso de similaridade implica em ancestralidade comum.

A afirmativa é verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais