Buscar

Que estruturas marcam a superfície dorsal do mesencéfalo?

💡 2 Respostas

User badge image

Valmir Dourado Batista

Os dois coliculos superiores, os dois coliculos inferiores, a emergência do nervo troclear e a glândula pineal (pertencentes ao diencefalo)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolvermos este problema, utilizaremos nossos conhecimentos em Anatomia Humana, especificamente sistema nervoso.

O mesencéfalo é uma formação, situada entre os hemisférios cerebrais e a ponte, sendo também chamado de pedúnculo cerebral. Esta é uma área muito importante, pois é por onde passam todos os estímulos que saem e vão para o cérebro, além de conter diversas estruturas que controlam a postura e ativação do córtex cerebral.

Em uma secção transversal do mesencéfalo, vê-se que o tegmento é separado da base por uma área escura, a substância negra (nigra). Junto à sustância negra existem dois sulcos longitudinais: um lateral, sulco lateral do mesencéfalo, e outro medial, sulco medial do pedúnculo cerebral. Estes sulcos marcam o limite entre a base e o tegmento do pedúnculo cerebral. Do sulco medial emerge o nervo oculomotor, III par craniano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais