Buscar

Define da manobra de massagem?

Define da manobra de massagem?

💡 8 Respostas

User badge image

Tássia Oliveira

  • DESLIZAMENTO

Um movimento de alisamento é realizado com toda a superfície palmar de uma ou ambas as mãos. Quando realizado lentamente, o alisamento ajuda o paciente a relaxar. Este movimento também mostra-se útil na união das seqüências de outros movimentos.

 

Efeitos do Alisamento:

            Os efeitos terapêuticos são gerados principalmente mediante um impacto mecânico direto nos tecidos, e reflexamente por meio do sistema nervoso sensitivo.

Pode ser obtido um relaxamento significativo, produzindo um efeito sedativo, que pode aliviar a dor e o espasmo muscular.

Quando realizado de forma rápida e suave, o alisamento exerce um efeito estimulante nas terminações nervosas sensitivas, resultando num efeito generalizado de revigoramento.

O alisamento profundo pode causar a dilatação das arteríolas nos tecidos mais profundos e também nas estruturas superficiais.

 

Usos terapêuticos do Alisamento:

- Como meio para ajudar o paciente a acostumar-se com o contato das mãos do terapêuta. Ajuda relaxamento geral ou local.

- Como meio de proporcionar informações sobre os tecidos do paciente.

- Como ajuda no alívio do espasmo muscular e, portanto , indiretamente no alívio da dor assossiada.

- Como ajuda no alívio da flatulência ou outros distúrbios do movimento intestinal, pelos efeitos mecânicos no conteúdo intestinal.

- Na promoção do relaxamento e indução do sono, em pessoas que sofrem de insônia.

 

Contra-indicações:

- Grandes áreas abertas ( por exemplo, queimaduras ou ferimentos)

- Edema muito extenso, caso pareça haver perigo de causar solução de continuidade na pele.

- Varicosidades significativas, caso possa resultar alguma lesão às paredes venosas. (Pode haver possibilidade de um alisamento muito leve.

- Áreas de hiperestesia ( as muito sensíveis ao contato)

- Áreas extremamente pilosas ( se o alisamento causa dor)

 

AMASSAMENTO 

Amassamento é uma manipulação em que os músculos e tecidos subcutâneos são alternadamente comprimidos e liberados. Durante a fase de pressão de cada movimento, a mão ( ou mãos) e a pele se movem conjuntamente sobre as estruturas mais profundas. Durante a fase de liberação (relaxamento), a mão ( ou mãos) desliza suavemente até uma área adjacente, e o movimento é repetido.

 

Efeitos do Amassamento

 

Sobre a Circulação:

Pela compressão e relaxamento alternados dos músculos , as veias (tanto superficiais como profundas) se esvaziam e enchem alternadamente. Assim, fica aliviada a congestão nos leitos capilares, e melhora o fluxo de sangue proveniente das arteríolas para os capilares.

O fluxo da linfa fica estimulado pelo mesmo mecanismo.

A administração de um amassamento vigoroso provoca vasodilatação na pele. A temperatura cutânea da parte também pode elevar-se ligeiramente. Este efeito é produzido talvez pela liberação de substâncias produtoras de vasodilatação.

 

Nos músculos:

Aumenta a irrigação sangüínea.

Os produtos imprestáveis do metabolismo são eliminados mais prontamente, em decorrência da aceleração no fluxo venoso e linfático.

O amassamento lento e rítmico relaxa os músculos e reduz a dor.

 

Na pele e nos Tecidos Subcutâneos:

O aumento da irrigação sangüínea é importante para a promoção da resolução dos processos inflamatórios  da pele e tecidos subcutâneos.

A pele é mobilizada pelas manipulações, e isso promove sua elasticidade.

 

Contra-Indicações do Amassamento:

- Amassamento profundo em lacerações musculares agudas (especialmente hematomas intramusculares).

- Amassamento em torno de articulações agudamente inflamadas.

- Doenças cutâneas (especialmente dermatites aguda, psoríase ou qualquer infecção cutânea comunicável).

- Lesão ou doença dos vasos sangüíneos

- Doença maligna ( câncer ou tuberculose) , na área sob tratamento ou proximidades.

- Infecção bacterianas nas áreas sob tratamento, ou em suas proximidades, sobretudo infecções em articulações.

 

 

FRICÇÃO

As fricções consistem de movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular. Esses movimentos profundos são habitualmente realizados pelas pontas dos dedos, embora a almofada do polegar ou palma também possam ser utilizados.

 

Efeitos da Fricção

 

A pressão profunda e contínua nos tecidos causa lesão local e libera uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação. A magnitude da resposta depende da profundidade da manipulação e da duração da aplicação.

A vasodilatação local promove um aumento do líquido tecidual na área, o que provocará distensão local. Com efeito, o movimento produz uma inflamação controlada da área-alvo e ao mesmo tempo, mobiliza as estruturas que não estavam tendo uma mobilidade correta. Se a manipulação for mantida por algum tempo, pouquíssimos efeitos sensitivos serão percebidos pelo paciente, mas inicialmente ela pode ser dolorosa.  De fato, a fricção profunda produz uma resposta muito eficaz, se bem que dolorosa.

 

Contra-indicações da Fricção

- Lacerações musculares agudas ( sobretudo hematomas intramusculares).

- Articulações agudamente inflamadas.

- Doenças de pele (sobretudo dermatite aguda, psoríase ou qualquer inflamação cutânea comunicável) na área a ser tratada.

- Vasos sangüíneos lesionados ou enfermos na área a ser tratada.

- Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou proximidades

- Infecções bacterianas na área a ser tratada, ou em suas proximidades, sobretudo infecções articulares.

 

2
Dislike0
User badge image

Lizandra Vasconcelos

Manobras de Massagem ou Massoterapia

Amassamento: :compressão, reptante, rolamento e torção. 
Deslizamento:

Deslizamento superficial – é a técnica aplicada sempre no início e no final da massagem. 

Deslizamento profundo – Visa a circulação de retorno (sanguínea e linfática).

Fricção: Em geral, a fricção é feita com as polpas dos polegares, fazendo movimentos de pressão e circulatórios ao mesmo tempo.

Percussão: A percussão consiste em uma variedade de movimentos nos quais os músculos são estimulados por várias partes das mãos, como os lados, as palmas ou até mesmo os punhos cerrados.

Existem quatro tipos diferentes de percussão:cutiladas, palmadas, pancadas e socamentos.

Cutiladas –A cutilada é um movimento efetuado com uma ou duas mãos, em que as bordas laterais e as superfícies dorsais dos dedos golpeiam a superfície da pele em rápida sucessão, como objetivo de criar um efeito estimulante e vigoroso.

Palmadas –A palmada é um movimento com uma ou ambas as mãos, em que as mãos em forma de concha golpeiam rapidamente a superfície cutânea, comprimindo o ar e provocando uma onda de vibração que penetra nos tecidos.

Pancadas –A pancada é um movimento efetuado com uma ou duas mãos, em que o pulso frouxamente cerrado golpeia a parte do corpo, de modo que o aspecto dorsal das falanges médias e distais dos dedos e a parte carnuda da palma da mão entram em contanto com os tecidos.

Socamentos –O socamento é um movimento em que as bordas ulnares dos pulsos frouxamente cerrados golpeiam alternadamente e em rápida sucessão à parte sob tratamento.

Pressão: A pressão consiste em comprimir a zona da massagem com toda a palma da mão, mas também apenas com o “calcanhar” da mão, com o polegar e também com a mão fechada. A pressão é seguida de movimentos rítmicos e repetitivos.

Vibração: É uma técnica praticada com uma ou duas mãos, em que um delicado movimento de agitação, ou tremor, é transmitido aos tecidos pela mão ou pelas pontas dos dedos.

 

1
Dislike0
User badge image

Patricia

D, s, p, f, a , r, c, p, r, p, c, p, c, t, d, vibração
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais