Buscar

Como ocorre a oxidação nas mitocôndrias dos substratos e Carboidratos, gorduras e proteínas.?

Como ocorre a oxidação nas mitocôndrias dos substratos e Carboidratos, gorduras e proteínas. O ciclo de Krebs e o sistema de cadeia de transporte de elétrons?

💡 2 Respostas

User badge image

Kojak Ribeiro

 

A gordura (triacilglicerol) é clivada através da lipólise formando um glicerol e três ácidos graxos. O ácido graxo passa pela B-oxidadação formando vários acetil-coa, que se unem ao oxaloacetado e iniciam o ciclo de krebs, formando alguns ATPs e vários Hidrogênios que são transportados pelo NAD e FAD até a cadeia de transporte de elétrons onde forma vários ATPs e água. 

O carboidrato (Glicogênio) passa passa pela glicólise que forma várias móleculas de glicose. A glicóse passa por um processo de 10 reações conhecido como glicólise que forma piruvato, que pode seguir dois caminhos: sem a presença de oxigênio, o piruvato se junta a dois hidrogênios formando ácido lático dentro do músculo, que é transformado em H + lactato e jogado na corrente sanguinia, o acumúlo de H deixa o meio mais ácido, reduzindo o PH do sangue e inibindo o trabalho de enzimas que são fundamentais durante a glicólise (fosfofrutoquinase) inibindo este processo e causando a ácidose metabólica. Se houver oxigênio, temos a glicólise oxidativa, onde o piruvato forma 2 acetil-coa que entram no ciclo de Krebs e seguem o mesmo caminho da gordura até a cadeia de transporte de elétrons.

Em casos extremos, temos as reações anapleróticas, onde a proteina sofre proteólise e forma aminoácidos, que por sua vez sofrem desaminação formando esqueletos de carbono que são utilizados como intermediários do ciclo de krebs. Esse processo gera o acúmulo de corpos cetônicos que são excretados na uréia.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Gorduras (lípidios)

Em primeiro lugar eles devem ser degradados em seus componentes básicos, ácidos graxos e glicerol, através da lipólise. O glicerol não é significativamente utilizado pela maioria dos tecidos, pois seu aproveitamento necessita da enzima glicerol quinase. O fígado apresenta tal enzima, onde o glicerol pode oxidado para a obtenção de energia ou ser convertido em glicose (Nelson & Cox, 2002). Os ácidos graxos são captados por diversos tecidos, especialmente os músculos durante o exercício, onde ele é convertido em acil CoA graxo (Maughan, 2000). Tais moléculas necessitam atravessar a membrana mitocondrial interna e chegar à matriz da mitocôncria, onde são oxidadas numa via denominada b-oxidação ou ciclo de Lynen.


Carboidratos

Todas as reações da glicólise com formação de piruvato (ou lactato) são catalisadas por enzimas presentes no citoplasma . Para cada molécula de glicose são consumidas duas moléculas de ATP no primeiro estágio e no segundo estágio são produzidas quatro ATP e 2 NADH. Os elétrons oriundos da reoxidação do NADH em NAD+ em condições aeróbicas,são transferidos para o oxigênio molecular na cadeia mitocondrial transportadora de elétrons que libera a energia livre para a síntese de ATP pela fosforilação oxidativa.


Proteínas

A manutenção da concentração de proteína é feita pela sua síntese na mesma proporção em que é degrada. Bem, diferentemente dos carboidratos e lipídios, os aminoácidos em excesso não podem ser armazenados no organismo, sendo oxidados e excretados (uréia).

 

Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/metabolismo-dos-carboidratos/57371

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais