Buscar

O Preâmbulo Constitucional possui natureza jurídica, segundo o STF?

Muito se questiona no meio acadêmico sobre a natureza jurídica do preâmbulo constitucional, (possui ou não força normativa?) pelo fato de enumerar os principios norteadores do ordenamento jurídico, bem como alguns direitos fundamentais.

💡 7 Respostas

User badge image

Éverton Batista dos Santos Toffanetto

São 03 as posições apontadas pela doutrina, vejamos: a) tese da irrelevância jurídica: o preâmbulo está no âmbito da política, portanto, não possui relevância jurídica; b) tese da plena eficácia: o preâmbulo tem a mesma eficácia jurídica das normas constitucionais; c) tese da relevância jurídica indireta: o preâmbulo faz parte das características jurídicas da Constituição Federal  , entretanto, não deve ser confundido com as demais normas jurídicas desta.

O Supremo Tribunal Federal ao enfrentar a questão conclui que o preâmbulo constitucional não se situa no âmbito do direito, mas somente no âmbito da política, transparecendo a ideologia do constituinte. Desta forma, o STF adotou, expressamente, a tese da irrelevância jurídica.

4
Dislike0
User badge image

kamilla carvalho

Para o Supremo Tribunal Federal, o preâmbulo não tem valor normativo, portanto não possui natureza jurídica, serve apenas como uma carta de intensão, como dito um vetor interpretativo da constituição!

2
Dislike0
User badge image

Dâmaris Guimarães

Não, o preâmbulo é a única parte da Constituição que não é considerada Constituição podendo, portanto, ser alterada livremente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais