Buscar

Por que em um exercício físico extenuante pode causar dor e edema

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Guerreiro Camassola

A dor surge devido existirem microlesões musculares, o edema tem ligação com o aumento da irrigação sanguínea nos grupos musculares treinados e até mesmo pelo processo inflamatório gerado pelas microlesões.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em situações de exercícios extenuantes, ocorre o acúmulo de ácido lático/lactato que proporciona um ambiente ácido no músculo pela produção de íons hidrogênio e provoca o que é chamado de acidose metabólica e, consequentemente, a dor.


O lactato é metabolizado (decomposto) no fígado por um complexo conjunto de reações químicas, chamado de ciclo de Cori, ao mesmo tempo em que o bicarbonato de sódio produzido é decomposto e removido pela respiração.


Oexercício intenso não provoca apenas o acúmulo de ácido lático, mas também os micro-traumas na musculatura envolvida. Estes são os responsáveis pelo desenvolvimento do processo inflamatório e produção de algumas substâncias, como as prostaglandinas que causam as dores.


Portanto, um exercício físico extenuante pode causar dor e edema por conta do acúmulo de ácido lático e micro-traumas na musculatura envolvida.

 

Fonte:http://www.webrun.com.br/dor-muscular-do-dia-seguinte-saiba-as-causas-e-consequencias/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais