Buscar

Controle de Constitucionalidade - Perda do objeto da ADI, Aditamento da ADI, Ampliação do objeto da ação.

Determinada lei foi impugnada por adin, antes do seu julgamento O legislador editou lei nova com mesmo vício. indaga-se
A) A ação Juizado perde seu objeto?
B) poderá o autor da adin aditar a ação?
C) poderá o Supremo conhecer de ofício da nova lei ampliando o objeto da ação?

💡 3 Respostas

User badge image

Arthórius Black

  Considerando que o enunciado não aponta que a lei nova revoga a anterior podemos apresentar que não há perda do objeto da ação. Isto porque o entendimento do STF aponta que há necessidade de extinção da ação abstrata sem julgamento do mérito pela perda superveniente do objeto da ADIN quando a norma impugnada é revogada pelo órgão que a editou ou até mesmo quando deixa de ter validade dado o seu caráter temporário devendo nesses casos ocorrer a perda superveniente do objeto da ação. No entanto o caso em tela apenas apresenta o mesmo vício sem, contudo revogar a lei anterior por isso será necessária à impugnação da nova lei  pois a anterior não perderá seu objeto.       Em regra não deve haver o aditamento de ADIN salvo nos casos em que o STF entende que há perda superveniente do objeto da ação neste caso deve o autor aditar a mesma indicando que a nova redação do dispositivo impugnado apresenta o mesmo vício de inconstitucionalidade que existia na redação original. Em outras palavras, ele informa ao STF que houve a alteração legislativa, mas que, apesar disso, a nova redação continua contrariando a Constituição Federal. A leitura do enunciado não aponta tal circurstância e por isso não se enquadra na exceção apresentada de modo que podemos afirmar que não caberia o aditamento da referida ADI.         Não há previsão para reconhecimento de oficio da ampliação do objeto da ação salvo em caso de arrastamento. Como não há indicação de inconstitucionalidade por arrastamento o STF está adstrito ao principio do pedido ou da congruência, ou seja, Significa dizer que não poderá agir de ofício, devendo limitar a sua decisão estritamente ao que foi pedido na petição inicial.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O autor da ADI deverá aditar a petição inicial demonstrando que a nova redação do dispositivo impugnado apresenta o mesmo vício de inconstitucionalidade que existia na redação original. Em outras palavras, ele informa ao STF que houve a alteração legislativa, mas que, apesar disso, a nova redação continua contrariando a Constituição Federal.

Se não aditar, o STF não irá conhecer da ADI julgando prejudicado o pedido em razão da perda superveniente do objeto (perda superveniente do interesse de agir), nos termos do art. 485, VI, do CPC.

"A revogação, ou substancial alteração, do complexo normativo impõe ao autor o ônus de apresentar eventual pedido de aditamento, caso considere subsistir a inconstitucionalidade na norma que promoveu a alteração ou revogação."

(STF. Plenário. ADI 2595 AgR, Rel. Min. Alexandre de Moraes, julgado em 18/12/2017).

1
Dislike0
User badge image

Aurelio Borges

as decisões proferidas pelo STF, reconhecendo a incompatibilidade entre leis e emenda constitucional, devem ser encaminhadas ao senado?
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais