Buscar

o que é o principio de presunção de inocência?

💡 7 Respostas

User badge image

Vanessa Ferrero

Art. 5º, LVII, CF - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

 

Em outras palavras, todos são inocentes até que se prove o contrário.

3
Dislike0
User badge image

Josenilton de Araújo Santos

trata-se de um princípio constitucional basilar no Direito Penal, que parte do pressuposto de estado de inocência como regra em relação ao acusado da prática de infração penal. tal princípio está previsto em nossa Magna carta no artigo 5° inciso LVII, que preceitua que: "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória" Isso significa dizer que somente após um processo concluído (aquele de cuja decisão condenatória não mais caiba recurso) em que se demonstre a culpabilidade do réu é que o Estado poderá aplicar uma pena ou sanção ao indivíduo condenado. você pode encontrar o embrião deste princípio na obra "dos delitos e das penas".
3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O referido princípio é descrito no Artigo 5°, inciso LVII da Constituição de 1988, in verbis: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Alguns dizem que o termo presunção de inocência não é o mais adequado, e sim presunção de não-culpabilidade, como Rangel:

"[...] primeiro não adotamos a terminologia presunção de inocência, pois, se o réu não pode ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, também não pode ser presumidamente inocente. A Constituição não presume a inocência, mas declara que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória (art. 5º, LVII). Em outras palavras, uma coisa é a certeza da culpa, outra, bem diferente, é a presunção da culpa. Ou, se preferirem, a certeza da inocência ou a presunção da inocência".

Segundo Aury Lopes Júnior, "a presunção de inocência impõe um verdadeiro dever de tratamento (na medida em que exige que o réu seja tratado como inocente), que atua em duas dimensões: interna ao processo e exterior a ele”.

Segundo Eugênio Pacelli,  o princípio exige a obediência de duas regras: uma de tratamento, e outra probatória. A de "tratamento é aquela segundo o qual o réu, em nenhum momento do inter persecutório, pode sofrer restrições pessoais fundadas exclusivamente na possibilidade de condenação, e a outra, de fundo probatório, a estabelecer que todos os ônus da prova relativa à existência do fato e à sua autoria devem recair exclusivamente sobre a acusação."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais