Buscar

o que é complexo de golgi

💡 3 Respostas

User badge image

Nana Th

 

É uma organela 

O Complexo de Golgi ou Aparelho de Golgi, ou ainda Complexo Golgiense, é uma organela de células eucariontes, composta de discos membranosos achatados e empilhados.

 

Suas funções são modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e além disso, origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.

 

0
Dislike0
User badge image

Milena Felix

Complexo de Golgi -> Localiza-se proximo ao núcleo celular e é formado por saculos achatados e vesículas.E a organela responável pela secreção celular.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Complexo de Golgi é uma organela ligada à membrana de células eucarióticas que é composta de uma série de bolsas achatadascisternas . O aparelho de Golgi é responsável pelo transporte, modificação e embalagemproteínas elipídios emvesículas para entrega em destinos específicos. Está localizado no citoplasma próximo ao retículo endoplasmático e próximo ao núcleo da célula . Enquanto muitos tipos de células contêm apenas um ou vários aparelhos de Golgi, as células vegetais podem conter centenas.


Em geral, o aparelho de Golgi é composto de aproximadamente quatro a oito cisternas, embora em alguns organismos unicelulares possa consistir em até 60 cisternas. As cisternas são mantidas juntas por proteínas de matriz, e o conjunto do complexo de Golgi é suportado por microtúbulos citoplasmáticos . O aparelho tem três compartimentos primários, geralmente conhecidos como cis, medial e trans.


As proteínas e lipídios recebidos na face cis chegam em aglomerados de vesículas fundidas. Essas vesículas fundidas migram ao longo de microtúbulos através de um compartimento especial de tráfego, chamado aglomerado vesicular-tubular, que fica entre o retículo endoplasmático e o aparelho de Golgi. Quando um aglomerado de vesículas se funde com a membrana cis, o conteúdo é entregue no lúmen da cisterna da face cis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais