Buscar

o que é direito de dar, fazer, e não fazer?

💡 2 Respostas

User badge image

Priscila Alves

A obrigação de dar é uma obrigação positiva, que consiste na prestação, na entrega de uma coisa, ”seja para lhe transferir a propriedade, seja para lhe ceder a posse, seja para restituí-la”

Diferença entre a obrigação de dar e obrigação de fazer: a obrigação de dar consiste numa prestação de coisa e a obrigação de fazer numa prestação de fato.

 Obrigação de não fazer é uma prestação negativa, é o vínculo jurídico entre o credor e o devedor, pelo qual o devedor se compromete a não executar determinado ato, que podia livremente praticar, se não estivesse obrigado em relação ao credor ou terceiro.

0
Dislike0
User badge image

Renato Veras

Compreende ao Direito das Obrigações.

Em poucas palavras, tentando ser bem simples e objetivo, o direito de:

Dar: Consiste em entregar algo, a coisa. Numa simples relação de compra e venda, o vendedor estará obrigado a dar a coisa pela qual o comprador pagou. Nisso temos várias modalidades, que vão do art 233 ao 246 do código civil.

Fazer: Constitui um ato HUMANO em realizar alguma atividade. Você coloca seu carro num lava a jato, a obrigação do lava jato é de FAZER a limpeza do seu veículo. Vai do art 247 ao 249 do CC.

Não Fazer: É um compromisso que visa uma ausência de comportamento. Por exemplo, você é contratado para trabalhar nos bastidores de um filme que ainda vai ser lançado. No seu contrato, tem uma cláusla que versa sobre o sigilo das atividades, ou seja, você não pode falar para ninguém nada sobre o filme, sob pena de multa. Note que você tem uma obrigação de Não Fazer. São os art. 250 e 251 do CC.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais