Buscar

o que é precatório judiciário ?

o que e como funciona para receber ?

💡 3 Respostas

User badge image

Debiele Beraldo

Significa requisição de pagamento (solicitação com sentido de ordem) do montante da condenação judicial feita pelo presidente do tribunal que proferiu a decisão objeto de execução contra a Fazenda (União, Estados-membros, DF e Municípios), por conta de verba consignada na Lei Orçamentária anual diretamente ao Poder Judiciário.

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Quando há um litígio contra o poder público e este acaba perdendo na lide, o titular do direito torna-se detentor de um título chamado Precatório. Assim, é necessário que o advogado que patrocina a causa solicite ao juíz, que proferiu a setença condenatório do Poder Público, que oficie (através do Ofício Requisitório) o Presidente do Tribunal de Justiça para que ele autorize o precatório. Assim o precatório é incluído na proposta orçamentária do ano seguinte, se recebidas pelo tribunal até 1º de julho do ano da sentença. Depois a fazenda Pública paga os precatórios de acordo com a ordem constitucional. A ordem prevista na Constituição é a ordem cronológica, salvo se existirem pessoas com mais de 60 anos ou com doença grave que possuam precatórios. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais