Buscar

Cite e caracterize as fases do potencial de ação.

Cite e caracterize as fases do potencial de ação.  

💡 10 Respostas

User badge image

Estudante PD

O potencial de ação ocorre através de uma rápida variação do potencial de repouso, ou seja, do potencial negativo pro potencial positivo através da troca de íons pela membrana plasmática. O potencial de ação é responsável pela informação nervosa, por exemplo. O potencial de ação se caracteriza por três etapas distintas: Despolarização, repolarização e repouso.

 

1) A Despolarização é a etapa em q a membrana torna-se extremamente permeável aos íons Na+, ocorre portanto influxo de Na+ e consequente aumento de carga positiva no interior da célula e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula.

 

2) A Repolarização é a etapa em q ocorre fechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro pra fora da célula. Enquanto isso ocorre, os íons sódio q estavam em grande quantidade no interior da célula, vão sendo transportados ativamente pro exterior, pela bomba de sódio-potássio. Tudo isso faz com q o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior da mesma).

 

3) O Repouso é o retorno às condições normais de repouso encontradas na membrana celular antes da mesma ser excitada e despolarizada. Nesta fase a permeabilidade aos íons potássio retorna ao normal e a célula rapidamente retorna às suas condições normais.

 

Espero ter ajudado, bons estudos!

9
Dislike0
User badge image

Tatiana Rocha

sim , obrigadoo

0
Dislike0
User badge image

Rhayanna Ferreira

Sim, obrigada!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais