Buscar

QUAIS EXEMPLOS DE MÚSCULOS VOLUNTARIO E INVOLUNTÁRIO?

💡 6 Respostas

User badge image

Estella Guariento

Exemplo de músculos involuntários "músculo ciliar do olho, Tensor Tympani, funciona sem a nossa vontade.  Exemplo Voluntário de músculo ", bíceps, deltóides, glúteos"  O músculo especializado e no músculo cardíaco.
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Cada parte do corpo humano possui uma funcionalidade específica para o perfeito desempenho do conjunto. Presentes no corpo inteiro, os músculos, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do sistema nervoso com os ossos. São responsáveis pelos movimentos e, simultaneamente, pela estabilidade do esqueleto, mesmo quando o indivíduo está em repouso, bem como outras partes do corpo como os olhos, a língua, a laringe etc. Em outras palavras, do piscar de olhos à corrida, o indivíduo depende do funcionamento muscular.


Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”.


Como o próprio nome já diz, os músculos voluntários se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”.


Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por parte do indivíduo. Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias, daí o fato de serem chamados por “músculos lisos”.


Portanto, como exemplos de músculos voluntários, cita-se o bíceps, quadríceps e outros músculos esqueléticos. Por sua vez, como exemplo de músculos involuntários, tem-se os músculos das paredes das vísceras, aparelho circulatório e aparelho respiratório.

Fonte: https://www.infoescola.com/anatomia-humana/musculos-do-corpo-humano/. Acesso em 06 de julho de 2018.

1
Dislike0
User badge image

Carla Larissa

Músculo voluntário: bíceps.

Músculo involuntário: cardíaco.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais