Buscar

O que é Historiografia?

Preciso entender o que é a historiografia melhor.

💡 7 Respostas

User badge image

Allan Cassio Silva Pacheco Pacheco

Historiografia é o registro escrito da história. Podemos dizer que é a arte de escrever e registrar os eventos do passado.

 

O termo historiografia também é utilizado para definir os estudos críticos feitos sobre aquilo que foi escrito sobre a História. Um exemplo: se um historiador faz um estudo crítico sobre o trabalho feito por Heródoto (historiador que viveu na Grécia Antiga e escreveu sobre o período), então ele está produzindo um trabalho de historiografia.(da uma curtida na resposta)

7
Dislike0
User badge image

Oseas Santtana

É a ciência que estuda, analisa e registra os fatos históricos ao longo do tempo, também pode ser definida como a ciência que conta como os seres humanos fizeram história com o passar do tempo.

3
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

Nessa questão será abordado método científico e historia geral.

Historiografia é o estudo da história em um campo geral e amplo, ou determinado e específico. Ela estuda a estrutura, cultura, acontecimentos, acervos midiáticos, dados e estipula métodos de entender sociedades, seres, culturas, lugares de outras épocas ou da época atual. Através da releitura dos dados a partir de diversos pontos de vista a historiografia é construída e forma opiniões diferentes, gerando, então, concordâncias com determinada teoria e gerando um consenso.

Vale ressaltar que a produção histórica segue o método científico que é baseado em seis etapas: observação, problematização, hipótese, teste, resultado e conclusão. Primeiro é observado os dados, os acervos disponíveis sobre algo ocorrido no passado ou que ocorre atualmente, então é feito um questionamento a ser respondido sobre o objeto estudado. Logo após, formula-se uma hipótese para responder tal questionamento dentro dos parâmetros do estudo. Deve-se, então, testar se a hipótese condiz com o acervo e se encaixa com outros materiais já produzidos pela historiografia. Formula-se, dessa maneira, resultados para a pesquisa aos quais devem ser analisados para formar uma conclusão concisa que será parte da historiografia.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais