Buscar

Engenharia Econômica

Um empréstimo no valor de R$ 125.000,00, no prazo de dois anos, é feito à taxa de juros de 4% ao ano capitalizados semestralmente. O montante do empréstimo é de:
Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre matemática financeira. Em especial, faremos uso da equação de juros compostos, expressa abaixo.

\(M=C\cdot(1+i)^t ,\)

em que \(M\) é o montante final; \(C\) o valor inicial; \(i\) a taxa de juros aplicada por período; e \(t\) a quantidade de períodos.

No exercício em questão, a taxa de juros dada é anual, porém os juros são capitalizados semestralmente. Por essa razão, calcula-se a taxa de juros semestral equivalente à anual dada:

\(\begin{align} i_{\text{semestral}}&=(1+i_{\text{anual}})^{\frac{1}{2}}-1 \\&=(1+0,04)^{\frac{1}{2}}-1 \\&=0,0198 \\&=1,98 \text{ %} \end{align}\)

Por fim, o empréstimo teve um prazo de \(2\) anos, isto é, de \(4\) semestres. Valendo-se de tais informações, da equação dada e dos demais dados do problema, calcula-se o montante de empréstimo:

\(\begin{align} M&=\text{R}$ \text{ } 125.000,00\cdot(1+0,0198)^4 \\&=\text{R}$ \text{ } 125.000,00\cdot(1,0198)^4 \\&=\text{R}$ \text{ } 135.197,93 \end{align}\)

Portanto, o montante do empréstimo é de \(\boxed{\text{R}$\text{ }135.197,93}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais