Buscar

o fármaco pra ser excretado mais fácil qual á a forma molecular que tem que ter?

💡 3 Respostas

User badge image

Juvilka Souza

Os fármacos são excretados do organismo tanto em forma inalterada como na forma de metabólitos. Os órgãos excretores, com a exceção dos pulmões, eliminam os compostos polares de forma mais eficiente do que as substâncias com lipossolubilidade elevada. O rim é o órgão mais importante deexcreção de fármacos .

0
Dislike0
User badge image

Carol Brito

na sua forma ionizada

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A metabolização esta intimamente ligada a excreção isso porque uma das funções do metabolismo é formar compostos que possam ser excretados com mais facilidade. Entre as vias de excreção destacam-se: a via renal, a biliar, a pulmonar e a fecal, outras vias como a salivar, mamária, sudorípara e lacrimal possuem importância secundaria.


É importante salientar que os mesmos fatores que afetavam a absorção e a distribuição também irão afetar o processo de excreção mas de modo inverso, ou seja, a excreção é mais facilitada caso o fármaco possua elevado peso molecular, seja polar e esteja em sua forma iônica.  A Maior parte dos fármacos são lipofilicos para conseguirem atravessar as membranas. Metabolização no fígado visa torná-los mais hidrofílicos para poderem ser excretados na urina.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais