Buscar

quais os nomes dos ossos da perna?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriela Lepore

Fêmur, tibia e fíbula e patela. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Fêmur- Localizado na parte superior da perna, o osso da coxa é conhecido como o fêmur ; é o osso mais próximo do centro do corpo. Isso nos permite andar, correr e pular. A cabeça do fêmur repousa dentro do acetábulo no osso pélvico; juntos formam a articulação do quadril. A extremidade distal do fêmur se une à tíbia e à patela para formar a articulação do joelho. O fêmur, ou osso da coxa, é o osso mais longo, mais pesado e mais forte do corpo. Ele suporta todo o peso do corpo durante a maioria das atividades; os músculos do quadril e da coxa são excepcionalmente fortes, já que devem mover a perna.


A tíbia - muitas vezes referida como a tíbia - está ao lado da fíbula no lado medial da perna, mais próxima da linha central; no entanto, é maior e mais forte que a fíbula e conecta o joelho aos ossos do tornozelo.


A fíbula - ou osso da panturrilha - é conectada acima e abaixo da tíbia. É o osso menor dos dois e o mais magro de todos os ossos longos. Sua extremidade superior é pequena e é colocada abaixo do nível da articulação do joelho, o que a exclui dessa articulação. Na extremidade inferior, projeta-se abaixo da tíbia e faz parte da articulação do tornozelo.

0
Dislike0
User badge image

Tifa

fêmur, fíbula, tíbia e patela
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais