Buscar

quais são os principios que envolvem as petições iniciais?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Silveira

"Os princípios mais importante do novo código de processo civil que devem ser observados na petição inicial são: Princípio da inércia: o juiz não pode abrir ação de oficio tem que ser provocado pela parte ou seja, pela iniciativa da parte a qual tem posição proativa, de ataque ao réu ; Princípio do impulso: e aquele em que o juiz impulsiona o processo para dar andamento , que ocorrera após ter tomado conhecimento mediante a petição inicial, despacha positivamente a ação que tomara curso processual legal; Princípio da correlação: o juiz está adstrito a sentenciar a demanda judicial com correlação ao pedido do autor ,ou seja tem que haver um vínculo estrito entre o pedido e a sentença : Princípio da eventualidade: a parte tem que alegar tudo de todo o direito na petição inicial, ou seja fazer o pedido completo. Princípio da iniciativa: é a inciativa das partes que dá andamento ao processo." (Disponível em: https://ivonildoreis.jusbrasil.com.br/artigos/530504375/objetivos-do-novo-cpc-e-os-principios-ao-fazer-a-peticao-inicial. Acesso em: 24 abr. 2019)

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

1 - Princípio da demanda: o autor deve provocar o judiciário, em regra, com a petição inicial para que esse comece a prestação jurisdicional, pois, em tese os juízes são pautados pelo princípio da inércia.

2 - Impulso Oficial: uma vez provocado o Poder Judiciário atua de ofício. 

3 - Princípio da Eventualidade: o autor, em regra, deve alegar tudo de importante em sua petição inicial.

4 - Correlação: muitos autores mencionam que a petição inicial é um esboço da sentença, pois, se a causa for julgada procedente o juiz não pode conceder mais do que aquilo que foi pedido inicialmente. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais