Buscar

Qual é a diferença entre Neoconstitucionalismo e Transconstitucionalismo?

Qual é a diferença entre Neoconstitucionalismo e Transconstitucionalismo?

💡 3 Respostas

User badge image

joseane da silva

 Transconstitucionalismo é uma tese  do jurista Marcelo Neves, trata sobre quando duas cortes hierarquicamente iguais, decidem simultaneamente de forma controversa um mesmo caso.

Neoconstitucionalismo  seria uma nova visão acerca da constituição,como sabemos a constituição passou por vários processos ate a que hoje conhecemos , a ideia de dosar o poder que se dava aos políticos e transpor esses por escrito,o neoconstitucionalismo ou novo constitucionalismo é uma nova fase,uma evolução da constituição .

 

#espero ter sido clara embora sucinto,

não esqueça de aprovar, obrigada!

 

 

7
Dislike0
User badge image

Rodolfo Bianchi

Transconstitucionalismo, constitucionalismo de níveis múltiplos ou constitucionalismo multiplex é, em resumo – o reconhecimento de que existem problemas de matiz constitucional que ultrapassam o contorno territorial delimitador para que a soberania estatal seja exercida. Não diz respeito tout court ao fato de cada ordem jurídica possuir uma Constituição. De tal modo, supera-se a vetusta concepção de que controvérsias constitucionais internas estejam imunes à tendência de soluções pelo entrelaçamento da comunidade internacional, ensejando a elaboração de uma teoria da interconstitucionalidade. Ressalte-se que a soberania (Carta das Nações Unidas, art. 78) de cada Estado-Nação continua hospedada no invólucro principiológico do direito internacional público, não sendo despiciendo dizer que não pode ser desprezada prima facie.

Costuma-se associar à expressão neoconstitucionalismo uma série de transformações vividas e sofridas na ciência do direito, que podem ser identificáveis em maior extensão e, de maneira muito particular, no Brasil. Na literatura autorizada encontram-se outras terminologias, tais como neopositivismo, positivismo reconstruído, positivismo ético, positivismo includente ou até referências no sentido da existência de neoconstitucionalismos. Sem falar, é claro, da interconexão percebida por alguns do que se apelidou de ativismo judicial.
Afinal, se o constitucionalismo surgiu com o objetivo de (de)limitar o Poder do Estado, não é por acaso que se agregue à nomenclatura reformulada, somadas às suas novas características e à própria judicialização, à nova atitude empreendida pelos juízes. Nem tudo mudou, mas nada do que restou permanece o mesmo. Destacar-se-ão, todavia, quatro das transformações supracitadas, a título exemplificativo e em respeito à síntese que os limites textuais exigem. 

(FONTE: http://filosofianodireito.blogspot.com.br/2013/07/transconstitucionalismo.html)

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

  • Neoconstitucionalismo:

O Neoconstitucionalismo consiste em um estilo mais aberto de raciocinar o direito, uma retórica e argumentação mais abrangente, a ponderação sobre a razão, os princípios se sobrepõe as regras, a Constituição como centro do ordenamento jurídico, a reaproximação entre o direito e a moral e como reflexo direto o judiciário concentrando um papel mais expressivo na sociedade, havendo o fenômeno chamado de constitucionalização das decisões.

Segundo Daniel Sarmento, “a percepção de que as maiorias políticas podem perpetrar ou acumpliciar-se com a barbárie, como ocorrera no nazismo alemão, levou as novas constituições a criarem ou fortalecerem a jurisdição constitucional, instituindo mecanismos potentes de proteção dos direitos fundamentais mesmo em face do legislador. Sob esta perspectiva, a concepção de Constituição na Europa aproximou-se daquela existente nos Estados Unidos, onde, desde os primórdios do constitucionalismo, entende-se que a Constituição é autêntica norma jurídica, que limita o exercício do Poder Legislativo e pode justificar a invalidação de leis. Só que com uma diferença importante: enquanto a Constituição norte-americana é sintética e se limita a definir os traços básicos de organização do Estado e a prever alguns poucos direitos individuais, as cartas europeias foram, em geral, muito além disso.”

No Neoconstitucionalismo houve a adoção de uma nova hermeneutica constitucional, na qual a Constituição é vista como dotada de força normativa, houve ampliação da jurisdição constitucional, e dos direitos fundamentais.

  • Transconstitucionalismo:

O termo transconstitucionalismo, para Marcelo Neves, deve ser entendido como uma proposta de compreensão do diálogo existente entre sistemas constitucionais.

Segundo o autor, o transconstitucionalismo pode ser visto como sendo o "entrelaçamento de ordens jurídicas diversas, tanto estatais como transnacionais, internacionais e supranacionais, em torno dos mesmos problemas de natureza constitucional".

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais