Buscar

O que diz o Princípio da Razoável duração do processo?

Direito Processual Penal I

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Contido no título "Dos Direitos e Garantias Fundamentais" da constituição, no art. 5º:
"LXXVIII a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)"


Significa que toda a sociedade deve se esforçar para que os processos judiciais e também administrativos devam ter uma duração razoável, ou seja, não pode se eternizar sem uma solução. Envolve o judiciário e também todos os órgãos administrativos (municípios, estados, união, empresas públicas, etc).


Esses esforços acontecem na adoção de leis, regulamentos, práticas que visem reduzir o tempo de tramitação de processos, como por exemplo, simplificar regulamentos, diminuir burocracias, dar prioridade a certos processos.


Envolve TODA a socidade. Exemplo: o legislativo aprovou lei (estatuto de idoso) que dá tramitação preferencial a processos em que um maior de 60 anos faça parte, para que eles tramitem mais rápidamente (art. 71 da lei 10741 - Estatuto do idoso).

 

Espero ter ajudado, abraços!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais