Buscar

Qual a importância da aculturação para o estudo do Direito

💡 2 Respostas

User badge image

Leonardo Ciryllo

vou compreender

0
Dislike0
User badge image

LR

Juridicamente, aculturação é a “tendência para a universalização do direito, em consequência de cada vez maior intercomunicação dos povos, a partir de que o homem, em face dos grandes problemas, raciocina de modo semelhante, apesar das diferenças culturais” (OTHON, 2001: 26). A noção de aculturação é defendida pelos juristas que denunciam e se opõe ao processo de ‘americanização do direito’ nas práticas políticas de diversos países: "todos os juristas (à exceção, claro, dos lawyers americanos que impuseram em quase todo lugar sua maneira de trabalhar, nivelando por sua oferta a demanda de direito) têm o sentimento de viver uma certa aculturação jurídica generalizada por conta da competição entre os sistemas jurídicos” (GARAPON, 2003: 13-14).  

Referências bibliográficas:

OTHON SIDOU, José Maria. Dicionário Jurídico: Academia Brasileira de Letras Jurídicas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

GARAPON, Antoine; PAPADOPOULOS, Ioannis. Juger en Amérique et en France: culture juridique française et common law. Paris: Odile Jacob, 2003.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais