Buscar

Conhecimento científico e conhecimento empírico. Qual deles podemos afirmar que vivenciamos mais intensamente no nosso dia a dia? Justifique sua resp.

metodologia

💡 17 Respostas

User badge image

Suze Moreira

É uma via de mão dupla. Em nosso dia-a-dia, usufruimos do conhecimento científico porque tudo (absolutamente tudo) que existe é fruto da Ciência. Isso vai desde a roupa que vestimos até o medicamento que tomamos, pois foi necessário que alguém pesquisasse e desenvolvesse racionalmente tudo que temos hoje. Por outro lado, o conhecimento empírico se dá experimentalmente, de modo que, tudo que fazemos é uma experiência e, segundo Heráclito, toda experiência é diferente. Ambas as coisas estão relacionadas, é necessário escolher um ponto de vista. Um que utilizamos a Ciência para tudo e outro que aprendemos com cada nova experiência que vivemos.

9
Dislike0
User badge image

Fábio Stefenon

A Ciência e o Conhecimento Científico e o Empírico

A atividade racional discursiva, como a própria palavra indica, discorre, percorre uma realidade ou um objeto para chegar a conhecê-lo, isto é, realiza vários atos de conhecimento até conseguir captá-lo. A razão discursiva ou o pensamento discursivo chega ao objeto passando por etapas sucessivas de conhecimento, realizando esforços sucessivos de aproximação para chegar ao conceito ou à definição do objeto.

"Quem é o homem na história, ator ou comparsa, senhor ou servo? Qual a origem e o fim da humanidade? Problemas que escapam à história. O caminho da história é progresso, regresso ou retorno eterno, repetição cíclica? Por que existe o mal, e muito mal, de que estão cheias as crônicas da humanidade? Todos estes são problemas que surgem da história, mas a história não os resolve." (Padovani, 1953: p. 1)

O conhecimento científico não só passou a ser aceitável, mas também se tornou parte útil e essencial de nossas vidas desde a época de René Descarte que desenvolveu o método cartesiano de identificação do conhecimento.

A razão ou o conhecimento intuitivo ou intuição, ao contrário, consiste num único ato do conhecimento que, de uma só vez, capta por inteiro e completamente o objeto do conhecimento.

Os estudos antigos procuravam fornecer uma explicação sobre o mundo que permitisse apontar as leis determinantes de todos eventos naturais, incluindo o movimento dos corpos celestes, as reações dos elementos químicos e a origem dos seres vivos.

A ciência tem de envolver mais do que a mera catalogação de fatos e do que a descoberta, através da tentativa e erro, de maneiras de proceder que funcionam. O que é crucial na verdadeira ciência é o fato de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenômenos naturais.

"É necessário partir das coisas que são mais cognoscíveis ao homem a fim de alcançar aquelas que são mais cognoscíveis em si; do mesmo modo que, no campo da ação, se parte daquilo que é bom para o indivíduo a fim de que consiga fazer seu o bem universal." (Abbagnano, 1977:p. 216)

A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões e distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos e imagens.

Em latim, intuitossignificam: ver. A intuição é uma visão direta e imediata do objeto do conhecimento, um contato direto e imediato com ele, sem necessidade de provas ou demonstrações para saber o que conhece.

A intuição sensível ou empírica é psicológica, isto é, refere-se aos estados do sujeito do conhecimento enquanto um ser corporal e psíquico individual: sensações, lembranças, imagens, sentimentos, desejos e percepções são exclusivamente pessoais.

"Ao encontrar a lembrança de toda a série de suas existências anteriores e dos erros que cometeu, o homem pode conseguir pegar inteiramente o preço das suas injustiças e com isso encerrar o ciclo do seu destino individual. A vida presente torna-se então o último elo que permite à cadeia das encarnações fechar-se definitivamente sobre si mesma."

2
Dislike2
User badge image

Sander Bryan

     Para compreender a relação que temos com os tipos de conhecimento, primeiro precisamos compreender a relação existente entre o homem e o conhecimento em si. Para o referente caso cito Hegel, em sua Fenomenologia do Espírito (IV - 166): "O objeto se mostra, antes, não ser em verdade como era imediatamente em si: o essente da certeza sensível, a coisa concreta da percepção, a força do entendimento, pois esse Em-si se revela uma maneira como o objeto é somente para o Outro."

     Precisamos sempre ter em mente que, diferente de qualquer outra realidade conhecida por nós, o homem edificou um universo de abstrações, um série de códigos e símbolos - que Em-si nada significam - que acabaram assumindo o papel das significâncias gerais. Aspectos esses formulados certamente por concepções racionais.

     Ou seja, podemos afirmar que vivenciamos intensamente em nossa realidade um conjunto amplo de fenômenos edificados por uma construção racional (não necessariamente científica).

     No entanto, precisamos ter o sério cuidado para não confundir atos por si racionais, com as ideias que possuem um princípio racional, mas foram, digamos, "interiorizadas" em circunstâncias sociais. Vejamos o que nos diz Schopenhauer, em seu "O Mundo como Vontade e Representação" (§31): "O princípio de razão é portanto novamente a forma adotada pela ideia, ao cair no conhecimento do sujeito enquanto indivíduo. A coisa individual que aparece em conformidade com o princípio de raão é portanto somente uma objetivação mediada pela coisa-em-si (que é a vontade), entre as quais se encontra a ideia, como a única objetividade imediata da vontade, ao não adotar forma alguma própria ao conhecer como tal, senão a da representação em geral, i.e., do ser objeto para um sujeito."

      Logo, é eficiente afirmar que, apesar de muitas das nossas realidade serem "cientificamente" (ou racionalmente, no termo mais amplo) edificadas, a vivência que o indivíduo tem das mesmas (termo que aqui podemos interpretar como: "assume para si a realidade que vive") é essencialmente regido de maneira empírica.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais