Buscar

Quais são os elementos constitutivos do Estado?

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

De acordo com a doutrina majoritária atual, os elementos que caracterizam o Estado são: População, Território e Soberania.

Por população, entendemos que significa a reunião de indivíduos num determinado local, submetidos a um poder central. O Estado vai controlar essas pessoas, visando, através do Direito, o bem comum.

Por território, devemos entender que é o espaço geográfico onde reside determinada população. É a superfície ocupada, o mar territorial, e o espaço aéreo (inclusive os fictos). É limite de atuação dos poderes do Estado. Vale dizer que não poderá haver dois Estados exercendo seu poder num único território, e os indivíduos que se encontram num determinado território estão obrigados a se submeterem.

Por soberania, entendemos que é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente. O Estado, dessa forma, deverá ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos políticos, econômicos e sociais internamente e não depender de nenhum outro Estado ou órgão internacional. A essa autodeterminação do Estado dá-se o nome de soberania. 

Alguns doutrinadores põe governo como um dos elementos constitutivos do Estado. Entendemos, porém, que o referido conceito encontra-se implícito no conceito de soberania. Para o exercício do poder do Estado, é necessário que haja governo.

1
Dislike0
User badge image

guilherme Soares

1- Território

2 - Povo

3 - Soberania

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais