Buscar

2. Como são classificados os lipídeos? Comente sobre as características estruturais e função de cada classe e subclasses, e dê exemplos.

💡 5 Respostas

User badge image

jessica oliveira

Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, os lipídios não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta característica de serem insolúveis na água, e nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc).

As principais fontes de energia encontram-se nos lipídeos; 1 grama de lipídeo fornece 9 quilocalorias.

Classificação dos lipídios:

Lipídios de armazenamento (neutros)

Lipídios de membrana (polares)

Funções biológicasOs lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.

- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.

- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.

- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.

Propriedades Físicas

  • Pontos de fusão e ebulição - Aumentam com o aumento da cadeia e são influenciados pelo comprimento, presença de ramificações, nº e posição das duplas ligações;

  • A viscosidade de uma gordura deve-se a fricção interna entre os lipídios que a constituem; Apresentam alta viscosidade.

  • Apresentam baixa densidade

  • O índice de refração da gordura aumenta quando aumenta o comprimento da cadeia, bem como com a insaturação; O índice de refração diminui conforme aumenta a temperatura.

  • Polimorfismo - Importante na indústria de óleos e gorduras, já que a consistência de gorduras hidrogenadas, manteiga, margarina, gorduras animais, vai depender também da forma cristalina dos ácidos graxos. Admitem-se pelo menos três formas distintas designadas como a, b e b’.

  • Miscíveis em solventes apolares; totalmente insolúveis em solventes polares, e parcialmente solúveis em solventes de polaridade intermediária;

  • A solubilidade em solventes orgânicos diminui à medida que aumentam o comprimento da cadeia e o grau de insaturação;

  • Os fosfolipídios podem interagir com a água.

Ácido Graxos

Gorduras e óleos à derivados de ácidos graxos

São ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbonadas de 4 a 36 átomos de carbono.

União entre um grupo carbonila e um grupo Hidroxila forma o grupo Carboxila que é o grupo dos ácidos carboxílicos.

Ácido palmítico: saturado com 16 átomos de carbono

à 16:0 (figura à esquerda)

Ácido oléico: 18 carbonos, uma insaturação à 18:1 (Δ8,9) (figura à direita)

Este grupo é geralmente chamado de lipídios saponificáveis, porque a reação destes com uma solução quente de hidróxido de sódio produz o correspondente sal sódico do ácido carboxílico, isto é, o sabão.

Os ácidos graxos possuem um pKa da ordem de 4,8. Isto significa que, em uma solução onde o pH é 4,8, metade da concentração o ácido está ionizada; a um pH maior (7, por exemplo) praticamente todo o ácido encontra-se ionizado, formando um sal com o seu contra-íon; num pH menor (3, e.g.) todo o ácido encontra-se protonado.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Lipidios são um grupo diversificado de compostos orgânicos , incluindo gorduras, óleos, hormônios e certos componentes de membranas que são agrupados juntos porque eles não interagem apreciavelmente com a água. Um tipo de lipídio, os triglicérides , é sequestrado como gordura nas células adiposas , que servem como depósito de armazenamento de energia para os organismos e também fornecem isolamento térmico.

Alguns lipídios, como os hormônios esteróides, servem como mensageiros químicos entre células, tecidos e órgãos, e outros comunicam sinais entre sistemas bioquímicos dentro de uma única célula. omembranas de células e organelas (estruturas dentro das células) são microscopicamente finas estruturas formadas a partir de duas camadas de moléculas de fosfolipídios . As membranas funcionam para separar células individuais de seus ambientes e para compartimentar o interior da célula em estruturas que desempenham funções especiais. Tão importante é essa função compartimentadora que as membranas e os lipídios que as formam devem ter sido essenciais para a origem da própria vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais