Buscar

O QUE É CONCEITO LIMEAR ANAERÓBIO?

💡 2 Respostas

User badge image

Thailene Oliveira

Seria à intensidade de exercício onde o nível de lactato sanguíneo começa a se acumular numa velocidade mais alta do que vinha acontecendo em intensidades de exercício mais leves.A partir desse ponto a velocidade de produção de lactato ultrapassa a velocidade de remoção causando um acúmulo que vai se acentuando cada vez mais. Existem dois tipos de limear, limear 1 que é quando a produção de lactato é aumentada mas ainda há equilíbrio entre produção e remoção e as fontes aeróbias de energia continuam sendo predominantes no fornecimento de energia para a atividade, o limear 2 é o ponto que o lactato aumenta desproporcialmente e a fonte energética aeróbia não consegue mais manter “sozinha” (predominantemente) o fornecimento de energia, passando a necessitar de ajuda das fontes anaeróbias, que acentuam o acúmulo de lactato induzindo à fadiga precocemente.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O teste ergométrico convencional tem passado por uma evolução significativa nos últimos anos. Nas academias e clubes, atualmente, podemos verificar uma grande modernização em relação aos métodos e equipamentos utilizados para avaliação física, aonde podemos citar a informatização, que já vinha sendo praticada na composição corporal, estendeu-se para avaliação postural (com imagens digitais), os testes ergométricos/ergoespirométricos, que controlam as variáveis envolvidas através de aparelhos de última geração.


O Limiar Anaeróbico é a maior velocidade em que a produção e a remoção de ácido lático estão equilibradas. Acima desta velocidade, a produção começa a ser maior e gera acúmulo de ácido na musculatura fazendo com que você não consiga prolongar muito sua atividade.


A capacidade de remoção de ácido lático determina o Limiar Anaeróbico. Conseguir remover o ácido lático em altas intensidades de treinos é o que determina alguém super resistente. Quando pensamos neste parâmetro, pensamos em atividades de longa duração em altas intensidades. Trazendo para a corrida, a intensidade correspondente ao seu limiar anaeróbico é uma intensidade bem próxima ao que você realiza um excelente treino longo de cerca de uma hora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais