Buscar

caracteristicas da ciencia de comportamento

caracteristicas da ciencia de comportamento

💡 2 Respostas

User badge image

Felipe Souza

A princípio defendia como uma perspectiva funcionalista para a Psicologia em que ocomportamento era estudado como certas variáveis do meio. Hoje se entende comocomportamento, uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu ‘fazer’acontece: interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações daquele (suas respostas), e o ambiente (as estimulações).

 

Respostas e estímulos

”: razões metodológicas e históricas; a primeira: analistasexperimentais de comportamento adotaram modo preferencial analítico e experimental daquele estudo. A segunda: termos escolhidos devido ao seu uso generalizado; o homem é estudado como produto e produtor dessas interações.

Behaviorismo radical 

(Skinner): designa uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise do comportamento ( comportamento operante)

Behaviorismo metodológico(Watson): designa um método de ciência, apenas os comportamentos observáveis são passíveis de serem analisados


Comportamento respondente ou reflexo
: chamados de ‘não voluntário’, respostas sãoeliciadas (produzidas), por estímulos antecedentes do ambiente. São ações reflexas ou respondentes de comportamento involuntário (ambiente-sujeito), independente da ‘aprendizagem’. Incluem-se aí as respostas biológicas do organismo ao ambiente.

Comportamento operante: amplo leque de atividades humanas em que as relações ambiente-sujeito são voluntárias, dependentes da ‘aprendizagem’ e seus estudos e experimentos definem-se como Leis Comportamentais.

 

►O homem age ou opera sobre o mundo em função das conseqüências criadas por sua ação.

 

Reforço é chamado por toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta. Reforço Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz; o RP cabe a estímulos desejáveis (saciar a sede). Reforço Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade de futura resposta que o remove ou atenua; o RN cabe a estímulos indesejáveis (livrar-se do choque).

 

Esquiva (RN): estímulos aversivos condicionados separados por intervalo de tempo apreciável; o indivíduo se prevê e diminui efeitos indesejáveis, ex.: som do dentista. Fuga (RN): termina com o estímulo já em andamento, ex.: barulhos repentinos que incomodam; tendência de se fugir deles.

 

Extinção: a resposta deixa subitamente de ser reforçada, ex.: ‘paquera’ não correspondida.

 

Punição: quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente, ex.: castigos físicos na escola ou comportamento. no trânsito (leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a motivação).

 

 

Controle de estímulos: polêmico, porém, necessário, ex.: semáforo, aceleração-frenação.

 

►Discriminação: normas e regras sociais que resultam em determinada resposta de comportamento, ex.: conduta em festas.

 

Generalização: respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes, ex.: aprendizagem escolar em diversas linhas de conhecimento.

 

Aplicação do Behaviorismo: escolas, treinamentos em empresas, clínicas psicológicas, trab. educativo em crianças excepcionais, publicidade etc.

 

Análise Experimental do Comportamento auxilia, descreve e modifica o comportamento do homem.

 

Contracontrole: escapar do controlador, pondo-se fora de seu alcance; opor-se ao controle com contracontrole, ex.: desertar de um governo, apostasiando de uma religião, demitindo-se de um emprego, greve, protesto estudantil, revolução, reforma etc. 

4
Dislike0
User badge image

Adri Carlos

Juhrr@hotmail.com
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais