Buscar

carateristicas exigidas nos materiais usados em engenharia

uma liga de cobre possui um módulo de elasticidade de 11.000kgfmm2, um limite de escoamento de 33,6 kgf/mm2 e um limite de resistencia de 35,7kgf/mm2.(a) qual a tensão necessária para aumentar de 0,15 cm o cumprimento de uma de 3 m desta liga?(b) que diâmetro deve ter uma barra desta liga para que uma mesma barra suporte uma carga de 2300 kgf sem deformação permanente?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A tensão correspondente ao carregamento F pode ser obtida pela simples aplicação do principio do equilíbrio, utilizando o corte de uma porção da viga.

A força F representa o esforço necessário para manter o equilíbrio do sistema. Admitindo que a seção transversal no estado não deformado tenha área A0, e que a força se distribui uniformemente em todos os pontos da seção transversal, a tensão de engenharia pode ser expressa como:

A tensão é expressa portanto em unidades de pressão (força/área) , que e no SI é Pascal (Pa) ou seus múltiplos (MPa=106 Pa).

O valor instantâneo da tensão real para uma carga F, com área instantânea da seção transversal A, foi definido em (10), como F/A.

Para o regime de deformação plástica, o volume do corpo permanece constante, então nesta situação:

que substituído na expressão da tensão (10), resulta:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais