Buscar

Qual a diferença entre princípios e regras?

Qual a diferença entre princípios e regras?

💡 5 Respostas

User badge image

Bruno Bruno

Principios possuem alta carga valorativa e baixa carga de definição. Isso quer dizer que um princípio pode ser interpretado de diversas formas, produzindo normas diferentes. POr exemplo, princípio da equidade, ou em português mais claro, o princípio da igualdade. Igualdade é um conceito muito amplo, cada um tem sua própria compreensão daquilo que é igualdade. Ou seja, cada um, a partir de seus próprios valores (alta carga valorativa) entende de uma forma.

Regras, pelo contrário, possuem baixa carga valorativa e alta carga de definição. Exemplo disso é a regra constitucional que diz que "não será objeto de deliberação proposta tendente a aboliar a forma federativa do Estado". É uma regra que não dá margem para ser interpretada, é pra acontecer o que está lá e ponto final. Ela define (alta carga de definição) com muita clareza o que dever ser feito. 

Espero que  tenha ajudado. 

4
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Norma jurídica é uma orientação de conduta imposta, admitida ou reconhecida pelo ordenamento jurídico. Elas podem ter origem em regras ou em princípios.

Segundo Robert Alexy, toda norma é regra ou princípio, sendo sua diferença unicamente qualitativa (normativa), fundada no modo de resolução de conflitos.

"O princípio é norma ordenadora de que algo se realize na maior medida possível, dentro das possibilidades jurídicas e reais existentes”.

É um mandado de otimização que pode ser cumprido em menor ou em maior grau, pela ponderação entre a possibilidade jurídica e a possibilidade real de adequação do fato à norma.

No conflito entre princípios, pondera-se o prevalecimento de um sobre os outros para a resolução. O que tiver maior peso ou valor ou importância, diante do caso concreto, deve preponderar.

Quanto as regras, "devem estas ser cumpridas na forma prescrita. Se uma regra é válida, então há de se fazer exatamente o que ela exige, nem mais, nem menos”. 

Na colisão entre regras, o afastamento se dá pela cláusula de exceção: onde uma se aplica, a outra não será aplicada; onde uma vale, a outra não vale.

Segundo Dworkin, enquanto as regras são aplicáveis a partir de um critério de tudo-ou-nada, este critério não vale para os princípios.

Assim, ou a regra é válida e, então, se deveriam aceitar os seus efeitos jurídicos, ou a regra não é válida e, por isso, não fundamenta nem pode exigir qualquer consequência jurídica. É o que é chamado de modelo do tudo-ou-nada.

Princípios, ao contrário, não determinam, quando verificado um caso de sua aplicação, uma decisão concludente segundo uma formulação pronta e acabada. Há uma dimensão de peso ou de importância (the dimension of weight or importance).

3
Dislike0
User badge image

Ana Cláudia

Olá Sandra!

No português bem claro. Princípios são qualidades que já nascemos com ela, ou adquirimos ao longo da vida. E regras são normas criadas por um grupo ou sociedade para definir comportamentos e atitudes.

Espero ter ajudado. Abraços!

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais