Buscar

atps teoria da administraçaõ

atps sobre a confecção JC de teoria da administração

💡 4 Respostas

User badge image

Jess

Tbem preciso se alguem tiver posta por favor

 

1
Dislike0
User badge image

Augusto Cassio

A Teoria Científica da Administração, possui como concepção do homem, o homem:


1
Dislike0
User badge image

Victor Costa

  1.     A abordagem Clássica da administração, Escola Clássica Taylor, Escola Clássica Fayol.

 

Taylor foi o criador do movimento da Administração Científica. Seu trabalho junta-se ao de outras pessoas que, na mesma época, compartilhavam esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência, que tinham como objetivo resolver os problemas enfrentados pelas empresas. Os problemas observados por ele, por exemplo, foram:

- Não haver incentivos para melhorar o desempenho do trabalhador

- Os gerentes pareciam ignorar que a excelência no desempenho significaria recompensas tanto para eles próprios quanto para a mão-de-obra.

- Não havia integração entre os departamentos da empresa

Entre outros.

 

Taylor passou a observar os problemas das operações fabris para então propor soluções que se aplicam até os dias de hoje.

Como tinha larga experiência na própria linha de produção, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a divisão do trabalho industrial apara aumentar a eficiência nas fabricas. Criou-se então o movimento da administração cientifica que se divide em 3 fases:

Na primeira ele propõe um método para eliminar a diminuição do valor pago por peça, avaliando o tempo que um funcionário levaria para fazer uma determinada peça (dando o seu melhor) e a partir daí estipulasse um valor por peça motivando os funcionários a produzirem pois receberiam por peça fabricada.  Este estudo é chamado de Tempos e Movimentos. Na segunda Taylor diferencia o homem médio e o homem de 1ª classe. E na terceira reafirma as suas ideias e a abrangência da administração cientifica recomenda mudanças nas responsabilidades dentro da empresa. (Criação de um departamento de Planejamento que se preocuparia com o trabalho intelectual estudando e propondo aprimoramentos no chão-de-fábrica e os trabalhadores e supervisores se preocupariam com a produção).

 

Henri Fayol é responsável por definir que Administração é um processo de tomar decisões agrupadas em categorias (funções). Fayol definiu também o papel dos gerentes de acordo com cada função.

Para ele a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos.

E criou a sua própria teoria dividindo a empresa em 6 atividades: Técnica. Comercial, Financeira, Segurança, Contabilidade e Administração. Na qual considerava as atividades relacionadas às funções do ramo administrativa mais importantes, julgando-a responsável pelo planejamento, organização, Comando, Coordenação e Controle de uma área. (P, O, C, C, C).

Fayol também diz que o trabalho do gerente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de P, O, C, C e C estejam numa sequência lógica. Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Para assegurar esse desempenho.

 

Fayol criou 16 deveres dos gerentes:

1) Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução;

2) Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa;

3) Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única;

4) Harmonizar atividades e coordenar esforços;

5) Formular as decisões de forma simples, nítida e precisa.

6) Organizar a seleção eficiente do pessoal;

7) Definir claramente as obrigações;

8) Encorajar a iniciativa e o senso de responsabilidade;

9) Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados;

10) Usar sanções contra faltas e erros;

11) Manter a disciplina;

12) Subordinar os interesses individuais ao interesse geral;

13) Manter a unidade de comando;

14) Supervisionar a ordem material e humana;

15) Ter tudo sob controle e

16) Combater o excesso de regulamentos, burocracia e papelada.

 

E os 14 princípios da administração:

1) Divisão do trabalho;

2) Autoridade e Responsabilidade;

3) Disciplina;

4) Unidade de Comando;

5) Unidade de Direção;

6) Interesse Geral;

7) Remuneração do Pessoal;

8) Centralização;

9) Cadeia Escalar (Linha de Comando);

10) Ordem;

11) Equidade;

12) Estabilidade do Pessoal;

13) Iniciativa e

14) Espírito de Equipe.

 

Como percebemos as teorias apresentadas por Taylor são voltadas mais para a linha de produção, já Fayol buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa. Por mais que sejam de enfoques diferentes as teorias se complementam, tanto que são utilizadas até os dias atuais e não há empresa que possa sobreviver sem a aplicação das técnicas apresentadas por Taylor e Fayol.

Os problemas que nos foi apresentado sobre a empresa JC Confecções, podemos perceber que está sem uma diretriz a seguir, onde há colaboradores desmotivados, sem divisão de funções e seus superiores não possuem mais voz de comando dentro da mesma e não motivam seus funcionários. Nos dias atuais, a empresa de produção têxtil não possui condições técnicas de se manter no mercado, pois apresentam características totalmente contrarias às teorias fundamentais apresentadas.

 

 

 

 

 

  1.     Concepção de Teoria e de Administração. Abordagem Clássica da administração

Henri Fayol Teoria clássica

Unidade de Comando, unidade de direção e centralização

Estão relacionadas a centralização e concentração de autoridade, no topo da hierarquia, em busca de um melhor desempenho para a equipe.

Autoridade é o direito de dar ordens e esperar obediência

Responsabilidade é uma consequência da autoridade

Equidade: justiça pra alcançar lealdade e a estabilidade do pessoal aumenta a eficiência da organização.

Cadeia escalar compreende a linha de autoridade indo do mais alto para o mais baixo

A divisão de trabalho é caracterizada pela especialização de tarefas para aumento da eficiência

Espírito de equipe é sobre a harmonia e união do grupo

Ordem: cada coisa em seu lugar, sejam pessoas o materiais

Disciplina é a obediência, comportamento ..

Iniciativa é dada por ter um plano (para o bem da empresa) e se assegurar do sucesso desse ..

Subordinação dos interesses individuais aos gerais, se trata de sobrepor os interesses pessoais por objetivos da empresa

Remuneração do pessoal deve ser justa para garantir a satisfação.

 

Frederick Taylor Administração cientifica

Seleção Cientifica do Trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A maestria da tarefa, resultado de muito treino, é importante para o funcionário (que é valorizado) e para a empresa (que aumenta sua produtividade).

Tempo-padrão – O trabalhador deve atingir no mínimo a produção estabelecida pela gerência. É muito importante contar com parâmetros de controle da produtividade, porque o ser humano é naturalmente preguiçoso. Se o seu salário estiver garantido, ele certamente produzirá o menos possível.

Plano de incentivo Salarial – A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao número de unidades produzidas. Essa determinação se baseia no conceito do Homoeconomicus, que considera as recompensas e sanções financeiras as mais significativas para o trabalhador.

Trabalho em Conjunto – Os interesses dos funcionários (altos salários) e da administração (baixo custo de produção) podem ser conciliados, através da busca do maior grau de eficiência e produtividade. Quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.

Gerentes planejam, Operários executam – O planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da gerência, enquanto a execução cabe aos operários e seus supervisores.

Desenhos de cargos e tarefas – Com a Administração Cientifica, a preocupação básica era a racionalidade do trabalho do operário e, consequentemente, o desenho dos cargos mais simples e elementares. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou os engenheiros americanos a simplificarem os cargos no sentido de obter o máximo de especialização de cada trabalhador.

Divisão do Trabalho especialização do operário – Uma tarefa deve ser dividida ao maior número possível de subtarefas. Quanto menor e mais simples a tarefa, maior será a habilidade do operário em desempenhá-la. Ao realizar um movimento simples repetidas vezes, o funcionário ganha velocidade na sua atividade, aumentando o número de unidades produzidas e elevando seu salário de forma proporcional ao seu esforço.

Supervisão – Deve ser funcional, ou seja, especializada por áreas. A função básica do supervisor, como o próprio nome indica, é controlar o trabalho dos funcionários, verificando o número de unidades produzidas e o cumprimento da produção padrão mínima. Aqui um operário tem vários supervisores de acordo com a especialidade.

Ênfase na Eficiência – Existe uma única maneira certa de executar uma tarefa (the best way). Para descobri-la, a administração deve empreender um estudo de tempos e métodos, decompondo os movimentos das tarefas executadas pelos trabalhadores.

Homo economicus – Toda pessoa é profundamente influenciada por recompensas salariais, econômicas e materiais. Em outros termos, o homem procura trabalho não porque goste dele, mas como um meio de ganhar a vida através do salário que o trabalho proporciona. O homem é motivado a trabalhar pelo medo da fome e pela necessidade de dinheiro para viver.

Condições de Trabalho – Taylor verificou que as condições do trabalho interferiam nos resultados do trabalho. Adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho para minimizar esforço e perda de tempo na execução do trabalho.

Arranjo físico das máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção. Melhoria do ambiente físico de trabalho, diminuição do ruído, melhor ventilação e iluminação.

Padronização – (Aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir custos) Taylor através dos seus estudos preocupou-se com a padronização dos métodos e processos de trabalho, máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias primas e componentes, para eliminar o desperdício e aumentar a eficiência.

Princípio da exceção – Por este princípio, Taylor se preocupava somente com os resultados que saiam fora dos padrões esperados, para corrigi-los. Assim, este princípio é um sistema de informação que apresenta seus dados somente quando os resultados efetivamente verificados na prática divergem ou se distanciam dos resultados previstos em algum programa.

 

O princípio da divisão do trabalho, tem como consequência o trabalho cooperativo em tarefas específicas e delimitadas, com o objetivo de aumentar a eficiência da produção. Desta forma se produz mais consumindo menos tempo, mão de obra, etc. A partir disto, podemos aplicar o conceito na empresa JC Confecções, de modo em que cada profissional seja responsável por uma função, dentre dois departamentos:

Administrativo: contas a pagar e receber, departamento pessoal e financeiro. Conta com 3 colaboradores no setor, podendo cada um se responsabilizar por uma tarefa.

Produção: molde, corte, costura e estamparia. Conta com 8 colaboradores no setor, podendo ser divididos em duplas para cada tarefa.

 

Localizada em um bairro de periferia e de origem familiar a empresa é administrada por dois irmãos, José e Carlos. Atualmente a estrutura Administrativa da JC confecções se encontra em total desorganização, pois não há tarefas e cargos definidos, uma vez que todos os colaboradores de revezam nos processos de produção. Outro agravante é a falta de comando pois os proprietários não possuem voz ativa na empresa.

 O quadro se encontra da seguinte forma:

 

José cuida da parte Administrativa, contas a pagar e a receber mais departamento pessoal e recebe o auxílio de mais dois colaboradores.

Carlos fica responsável pela produção e recebe ajuda de mais oito funcionários.

Sem experiência em administração a empresa ainda não possui projeto para definir hierarquia de forma apropriada e estabelecer funções e Cargos para seus funcionários, pois a falta de comunicação interna se torna uma grande barreira para um bom andamento dos negócios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1.     Papel dos Gerentes

Administrar uma organização é sem dúvida, uma das atividades mais complexas dos dias atuais. Evidentemente podemos concluir que, se trata de uma tarefa bastante crucial e que implica no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas. 

Talvez uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa, seja através das atividades do processo administrativo. Obviamente, temos no processo administrativo, quatro fases bem distintas entre si. A primeira delas, o planejamento é na verdade, o alicerce do processo administrativo. É ele que determina a existência das demais atividades do negócio.

 

PLANEJAMENTO

 

O planejamento nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio.

Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, afim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho. 

 

Vamos entender melhor essas expressões:

 

• Oportunidades – são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pelo administrador, podem influenciá-lo positivamente.
Por exemplo: novas políticas de governo, novos fornecedores, etc.

 

• Ameaças – são situações externas, atuais ou futuras que, se não evitadas ou eliminadas, podem afetar o negócio.

Por exemplo: concorrência forte, roubos, incêndios, etc.

 

• Forças – são características do administrador que podem fortalecer e aperfeiçoar o seu negócio, dando-lhe destaque frente aos concorrentes.

Tais como: habilidades de liderança motivacional, reconhecimento, etc. Ou tecnicamente, pode-se considerar: a eficiência dos colaboradores, a credibilidade dos fornecedores e a qualidade dos produtos.

 

• Fraquezas – são características do administrador que devem ser minimizadas, a fim de evitar influências negativas sobre o desempenho da organização.

Por exemplo: autoritarismo, individualismo, pouca ou nenhuma comunicação com os colaboradores. Tecnicamente podemos sujerir, a pressão dos fornecedores, colaboradores sem compromisso com o negócio.


- Os níveis de planejamento:

 

Planejamento Estratégico: é bastante amplo e engloba toda a organização, algo a longo prazo, devem ser avaliados os ambientes internos e externos, as tendências de mercado, se vale a pena investir, pergunta que se deve fazer… O que vai ser dessa empresa no futuro?

 

Importante! O planejamento estratégico se baseia no ESTABELECIMENTO de METAS, OBJETIVOS, POLÍTICAS e MISSÃO da ORGANIZAÇÃO.

META = Objetivo de curto prazo.

 

OBJETIVO = alvo a ser alcançado

 

POLÍTICAS = são as diretrizes amplas e gerais para se chegar aos objetivos

 

MISSÃO = é a razão de existência da empresa

 

Planejamento Operacional: é o planejamento diário é a parte que elabora cronogramas específicos, cada tarefa deve ser planejada, daí são criados métodos, procedimentos, normas, metas, programas.

 

Planejamento Tático: analisa alternativas para realizar a missão da empresa, no entanto é um planejamento de médio prazo, normalmente anual, nível departamental, cada departamento da empresa tem o seu.

 

ORGANIZAÇÃO

Organização no negócio, significa o ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova visão da empresa. Organizar o negócio é ordenar:

  1.     O espaço

Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu devido lugar.

 

  1.     . O tempo

Um tempo para cada tarefa e cada tarefa em seu devido tempo.

A organização do tempo requer:

• Uma agenda para controlar os compromissos;

• Ter em mente as prioridades;

• Pontualidade para executar tudo o que foi programado.

 

  1.     O trabalho:

A organização do trabalho, pode ser bem mais simples do que imaginamos. Uma boa idéia seria, fazer uma lista de todas as tarefas que se realizam na empresa, agrupando-as da maneira mais lógica. A seqüência mais adequada é aquela que permite realizar as tarefas de forma eficiente e no menor tempo possível.
Ou seja:

• Listar as tarefas que se realizam na empresa e, agrupá-las por atividade;

• Determinar quem são os responsáveis por cada tarefa.

 

  1.     As pessoas:

Para que haja uma boa organização no negócio, este deve possuir unidade de comando e unidade de direção. De modo que, na unidade de comando cada pessoa recebe atribuições e é orientada para ao fim de suas atividades, prestarem contas com seu supervisor. Na unidade de direção, todas as tarefas são designadas a um responsável permanente.

 

 

  1.     Os recursos financeiros:

Implica na distribuição correta dos recursos financeiros da empresa para obter a partir dos mesmos, o maior rendimento possível.


DIREÇÃO


O administrador atua como um gestor de pessoas. Nota-se que, ele desempenha bem o seu papel quando assume a responsabilidade de orientar os seus colaboradores na realização de suas atividades, na solução de conflitos interpessoais e inter-setoriais. Ou seja, quando promove o envolvimento participativo de todos, seja estabelecendo objetivos e metas ou conduzindo processos.

 

O profissional da área de gestão, deve possuir uma visão íntegro-renovadora, que ativa a percepção e o entendimento de que é através de um perfeito equilíbrio entre os líderes e as equipes integradas (gestão participativa), na valorização dos colaboradores (políticas de recursos humanos) e numa boa liderança (os colaboradores reconhecem que ele está preparado e transmite confiança e segurança) que ele será bem sucedido e a organização só terá a ganhar.

Para o administrador exercer uma boa liderança, ele precisa desenvolver as seguintes habilidades:
1. Habilidades de comunicação - para atingir seus objetivos sua comunicação precisa ser clara e precisa (para que não haja distorções), respeitosa e sincera (para fortalecer a integração das equipes no ambiente de trabalho);

2. Habilidades para motivar os colaboradores - deve preocupar-se com alguns fatores importantes (como a necessidade que os colaboradores têm de reconhecimento, ser justo na solução e no gerenciamento de conflitos, permitir que todos tomem parte nas decisões e contribuam com idéias inovadoras);

3. Habilidades para exercer autoridade - é interessante que seus colaboradores encontrem nele, qualidades dignas de admiração e de respeito (os colaboradores o vejam como um exemplo a ser seguido);

4. Habilidades para avaliar desempenhos - capacidade de identificar, desenvolver e reter novos talentos (através de avaliação psicológica, treinamento com ênfase no resultado).

5. Habilidades para tomar decisões – tomar uma decisão significa, entre outras palavras, escolher uma entre várias alternativas (obviamente, aquela que ofereça maiores benefícios e com menos riscos).

 


CONTROLE


O controle é a comparação dos planos com os resultados, para se verificar se foram cumpridos e para corrigir eventuais falhas na realização dos projetos.
Consiste em realizar as seguintes atividades:

 

 

• Retomar as metas que foram estabelecidas;

• Recolher informações sobre os resultados;

• Comparar as metas com os resultados obtidos;

• Corrigir as distorções ou possíveis falhas.


Portanto, podemos afirmar que a função de controle tem os seguintes aspectos:

1. CONTROLE > MEDIR O DESEMPENHO > COMPARAR COM O PLANEJADO

2. CONTROLE > CORRIGIR O DESEMPENHO > IDENTIFICAR AS FALHAS

A partir do que foi exposto, chegamos à conclusão de que “ O melhor controle é aquele que se aplica desde o início do processo.”



Atualmente podemos dizer que a empresa JC Confecções se enquadra nas características de uma “nova organização”, pois não há níveis hierárquico, estrutura informal e os colaboradores estão dispostos à atingir objetivos comuns como a melhoria no desempenho da empresa. Porém de nada adianta possuir estas características se não são desenvolvidas e praticadas na forma correta, como é o caso da JC Confecções, pois se encontra em fase de desmotivação profissional, não havendo atividades ou funções distintas, sem incentivo à inovação ou se quer programas de capacitação profissional para as funções. O processo administrativo, assim como as funções administrativas realizadas pelos colaboradores é totalmente o oposto aos princípios propostos pela teoria da administração na qual estão relacionadas ações como planejar, organizar, coordenar e controlar.

É sugestivo que se inicie ações práticas de capacitação profissional, delegação de atividades para os funcionários e que os sócios saibam agir de acordo com a função administrativa de coordenar, pois podem garantir um melhor desempenho de seus subordinados, desta forma gerando motivação e supostas ideias de melhorias, inovação e aprimoramento para a organização. Todos os funcionários aptos às funções administrativas e agindo de acordo com as missões e valores da organização. Desta forma podemos afirmar que a empresa estará dentro das características da nova organização e obtendo resultados satisfatórios.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais