Buscar

o que significa dizer que a antropologia é a "exposição sistemática dos conhecimentos que se tem a respeito do homem (abbagnano)"

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

exposição sistemática dos conhecimentos que se tem a respeito do homem (abbagnano)".

0
Dislike0
User badge image

LR

Antropologia é a “ciência do homem no sentido mais lato, que engloba origens, evolução, desenvolvimentos físico, material e cultural, fisiologia, psicologia, características raciais, costumes sociais, crenças etc.” (HOUAISS, 2009: 150), cabe então a esta disciplina expor sistematicamente os “conhecimentos que se têm a respeito do homem” (ABBAGNANO, 2007: 74). O ‘Sistematizar’ é o aspecto metodológico e genérico de toda ciência, e ‘os conhecimentos que se tem a respeito do homem’, diz respeito ao aspecto cultural da homem, leva em conta então a historicidade cultural dos povos do mundo, dessa forma, esclarecesse que a Antropologia é a ciência da cultura, a ciência da que compreende todos os aspectos da reprodutividade do homem diante do espaço e do tempo.

Em Kant a Antropologia aparece sob dois aspectos distintos: fisiologicamente, o que significa ter como ponto de partida o “que a natureza faz do homem”; e pragmaticamente, o que significa ter como ponto de partida o “que o homem faz como ser livre, ou então o que pode e deve fazer de si mesmo” (ABBAGNANO, 2007: 74). Hoje, a distinção entre uma antropologia fisiológica e uma antropologia pragmática permanece, entretanto mediante a outros termos. Por fisiológica, entende-se hoje ser a antropologia física, “a que estuda a origem e a evolução biológica da humanidade e as diversidades raciais de seus subgrupos” (HOUAISS, 2009: 150), em outras palavras, a “que considera o homem do ponto de vista biológico, em sua estrutura somática, em suas relações com o ambiente, em suas classificações raciais” (ABBAGNANO, 2009: 74). Por pragmática, entende0se ser a antropologia cultural, “a que trata do estudo da cultura do homem em todos os seus aspectos, servindo-se assim de dados e conceitos próprios de diversas outras ciências, como a arqueologia, a etnologia, a etnografia, a linguística, a sociologia, a economia etc” (HOUAISS, 2009: 150), em outras palavras, a “que considera o homem nas características que derivam das suas relações sociais” (ABBAGNANO, 2009: 74). Alguns autores adicionam ainda outras duas subcategorias da antropologia, a antropologia social, “que se ocupa do estudo da estrutura social de sociedade iletradas” (HOUAISS, 2009: 150) e a antropologia urbana, que se trata de uma “abordagem antropológica da organização social urbana” (HOUAISS, 2009: 150).

Se por definição conhecimento é o “ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência” (HOUAISS, 2009: 524), e antropologia é, resumidamente, a sistematização dos “conhecimentos que se têm a respeito do homem” (ABBAGNANO, 2007: 74). O conhecimento antropológico é o “conjunto de informações e princípios armazenados pela humanidade” (HOUAISS, 2009: 524) sobre a própria humanidade, é o conhecimento do homem sobre si mesmo.

Referências bibliográficas:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Messo. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais