Buscar

O que são externalidades em economia? Elas afetam quaisquer tipos de sistemas econômicos?

Podem ser combatidas sem que ocorra a intervenção do estado na economia?
Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Uma externalidade é uma consequência positiva ou negativa de uma atividade econômica vivenciada por terceiros não relacionados . Poluição emitida por uma fábrica que prejudica o meio ambiente e afeta a saúde de moradores próximos é um exemplo de externalidade negativa. O efeito de uma força de trabalho bem-educada na produtividade de uma empresa é um exemplo de externalidade positiva.

As externalidades ocorrem em uma economia quando a produção ou o consumo de um bem específico impacta um terceiro que não está diretamente relacionado à produção ou ao consumo. Externalidades, como a poluição, são uma das principais razões pelas quais os governos intervêm com o aumento da regulamentação.

Quase todas as externalidades são consideradas externalidades técnicas. Esses tipos de externalidades têm um impacto sobre as oportunidades de consumo e produção de terceiros não relacionados, mas o preço do consumo não inclui as externalidades. Isso faz com que haja uma diferença entre o ganho ou a perda de indivíduos privados e o ganho ou a perda agregada da sociedade como um todo.

Muitas vezes, a ação de um indivíduo ou organização resulta em ganhos privados positivos, mas prejudica a economia como um todo. Muitos economistas consideram as externalidades técnicas como deficiências de mercado. É por isso que as pessoas defendem a intervenção do governo para conter externalidades negativas por meio de impostos e regulamentação.

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais