Buscar

Diferenciar prescrição de decadência

💡 2 Respostas

User badge image

Marcelo Benício

Na prescrição, o sujeito perde o direito à determinada ação, ou seja, seu direito de exigir algo por meios legais deixam de existir.

Na decadência, a pessoa perde o próprio direito material, por não ter formalizado o pedido de seu direito dentro de um prazo definido.  

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Na prescrição, o sujeito perde o direito à determinada ação, ou seja, seu direito de exigir algo por meios legais deixam de existir.

Os prazos prescricionais estão determinado nos artigos 205 e 206 do Código Civil, e não podem ser modificados. 

Já na decadência, a pessoa perde o próprio direito material, por não ter formalizado o pedido de seu direito dentro de um prazo definido.  

Os prazos de decadência podem ter origem legal, ou por meio de acordo entre as partes envolvidas. Eles estão dispostos em diversas partes no Código Civil, porém se encontram principalmente na Parte Especial do Diploma.

O professor Agnelo Amorim Filho deixou uma dica muito interessante para sabermos quando temos uma prescrição, e quando temos um caso de decadência:

  • sujeitam-se à prescrição os direitos prestacionais, dos quais decorrem ações condenatórias;
  • sujeitam-se à decadência os direitos formativos com prazo para exercício previsto em lei, dos quais decorrem ações constitutivas;
  • são perpétuas as ações declaratórias e os direitos potestativos sem prazo para exercício previsto em lei.(AMORIM FILHO, Agnelo. Critério científico para distinguir a prescrição da decadência e para identificar as ações imprescritíveis. Revista dos Tribunais, vol. 300. São Paulo: RT, out. 1961).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais