Buscar

Qual a diferença entre Ato Obsceno e Liberdade de Expressão?

é muito comum vermos em noticiários criminais que "fulano foi apreendido por cometer ato obsceno em via pública", mas no meio artistico e até mesmo em certas manifestações, tal prática é tolerada (senão aceita).

Help!

💡 1 Resposta

User badge image

Joyce Leonardo

Boa noite, João! Tudo bom? 

Pois bem, eu acredito que como há muita divergência sobre o tema, tanto na doutrina quanto na jurisprudência, caberá aos julgadores decidir com base em diversos critérios de ordem social, moral e principalmente regional (pois em certas regiões um ato pode ser considerado extremamente ofensivo e noutro, aceitável), se a conduta referida se trata de um crime ou de uma mera expressão. Outra questão também referente ao teu questionamento sobre meio artístico, é que seria usada a proporcionalidade para a interpretação dessas condutas à luz da legislação. Sabe por quê? Porque não é só no meio artístico que há aceitação social desses tipos de atos. E os homens que, em horários em que as ruas são bastante movimentadas fazem xixi sem o maior pudor? É crime, certo? É. Mas há aceitação social e quase nunca isto é levado ao Judiciário. A questão dos artistas vai muito da sua prerrogativa de liberdade de expressão, ao meu entender. Sem ultrapassar os limites do razoável e proporcional, é claro. Se não existisse uma certa tolerância com as artes, você acha que muitas músicas, filmes, jogos, que são expostos ao público todos os dias não seriam considerados atos obscenos também? Pra mim a questão das artes está muito ligada a liberdade de expressão, veja que não há em regra a intenção direta de ofender a moral, os bons costumes, enfim ofender o público, de modo geral. Tem toda uma história, um motivo de cunho artístico pra esse tipo de apresentação. 

Bom, esse é o meu entendimento, por favor vamos discutir mais sobre este belo assunto, nunca tinha pensado nisso! Vou adorar ler o teu posicionamento! Até mais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais