Buscar

O que é supremacia da constituição?

como ela funciona ?

💡 2 Respostas

User badge image

Jackeline Alves Cerpa

O Estado tem a Constituição como a norma fundamental de todo seu ordenamento jurídico. Como norma fundamental, entendemos ser aquela originária de todo o processo, aquela que dita dos os valores a serem seguidos, não interessando, para o Direito, ir além dela. Ela surge com um poder constituinte originário, que a partir daí começa a ditar a nova regra para onde todas as outras convergirão , para que se tenha uma unidade no ordenamento jurídico. Sendo assim a norma fundamental torna-se imprescindível, pois num sistema/ordenamento complexo de produção de normas, onde há várias fontes de produção normativa, seria realmente impossível manter a unidade sem uma base determinada.

Com isso queremos dizer que, no Brasil, nenhuma norma tem mais força que a normal constitucional. Ela tem toda a base por trazer os princípios e valores que regem todo nosso sistema jurídico brasileiro. Isso porque não só regula o modo de produção das leis como também impõem limites a seu conteúdo, definindo competências e procedimentos a serem observados em sua criação.

3
Dislike0
User badge image

Clesyo Kym da Silva Souto Maior

Só um adendo a resposta da Dra. acima, está corretíssimo a vossa colocação e para uma melhor fixação, temos a constituição como o ápice de um triângulo, onde tal se mostra superior ao conjunto de leis e diretrizes que versam o nosso ordenamento jurídico.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais