Buscar

Teorias da Posse

Alguém teria um livro de Posse sobre Natureza Jurica? Preciso de teorias de filósofos diferentes, já tenho do Savigny e do Ihering, esta faltando mais três.

💡 2 Respostas

User badge image

Larissa Reinert

TEORIAS DA POSSE

 

Teoria Subjetiva  (Savigny) corpus + animus

Posse é o poder que tem a pessoa de dispor fisicamente de uma coisa, com intenção de tê-la para si e de defendê-la contra a intenção de outrem “.  Esta teoria nos aponta que dois são os elementos que constituem a posse: 

    - o poder físico sobre a coisa, a detenção da coisa, esta é definição de Corpus: elemento material que se traduz no poder físico da pessoa sobre a coisa.

    - a intenção de ter a coisa como sua, a intenção de exercer sobre a coisa o direito de propriedade, esta é a definição de Animus: elemento intelectual, representada a vontade de ter a coisa como sendo sua.

Nesta definição de Savigny, estes dois elementos devem estar sempre conjugados para que exista a posse  por fazerem parte da estrutura, significa dizer que a posse não vai se dar somente pela apreensão física ou somente com a intenção de ser dono, mas sim motivada pelas duas estruturas conjuntamente.

 

 

Teoria Objetiva (Ihering)

Para que a posse seja constituída basta o corpus,  negando completamente a existência do Animus. Ele da ênfase no estabelecimento de diferenças entre as noções de posse e propriedade para que assim possa ser definido do que se trata este instituto. Para ele, não existe distinção quando a posse e a propriedade estão reunidas na mesma pessoa. A posse é poder de fato, já a propriedade é o poder de direito sobre a coisa. 

 

No Brasil, teoria adotada é a de Ihering, via de regra. Entretanto, em caso de usucapião já se utiliza a teoria de Savigny.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

As suas principais teorias são essas, mas hodieranemente surgi as teorias sociológicas. Verifique no livro de Carolos Roberto Gonçalves. Direito das coisas, pode encontrar aturoes como Silvio Perozzi, Raymond Saleilles e Antonio Hernàandez Gil. Todos esses são adpetos a teoria da posse. 

Para esses juristas a posse para que seja caracterizada deverá ter uma função social sua caracterização se dará entre outros por uma finalidade economica dada a coisa.

 

Espero ter ajudado!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais