Buscar

questão concreta direito civil II

💡 3 Respostas

User badge image

Larissa Kfuri

João é citado em ação proposta por Pedro e realiza contestação alegando falta de pagamento para não cumprir com sua parte em contrato firmado pelas partes. Além disso, também aproveitou e está cobrando de Pedro determinada soma em dinheiro, oriundo do mesmo negócio jurídico. Marque a opção que indica as respostas apresentadas por João nos autos do processo.
 
reconvenção e exceção de contrato não cumprido.
contestação e reconvencão em petições distintas.
impugnação ao valor da causa e exceção .
apenas contestação, mas sem reconvenção ou qualquer exceção.
 Certo contestação e reconvenção na mesma peça processual.
0
Dislike1
User badge image

Júnior Oliveira

3- 

a - doação unilateral; entendida como gratuita para a corrente que afirma ser mera liberalidade e contemplação por merecimento, vista como onerosa para a corrente que entende ser remuneração; inter vivos; solene se o valor do imóvel for superior a 30 salários (escritura pública) e não solene se o valor do imóvel for inferior a 30 salários mínimos;

b – testamento unilateral, gratuito, causa mortis, solene;

c – adoção bilateral, gratuita, inter vivos, solene;

d – contrato de locação bilateral, oneroso, inter vivos, não solene;

e – sociedade plurilateral, oneroso, inter vivos, solene.

 

4- 

a) A doação condicional é aquela que pode ser estabelecida com condição suspensiva ou resolutiva.  Neste caso, verifica-se a condição suspensiva (identificada pela partícula se - a doação será concretizada se...), que subordina o efeito da liberalidade a um evento futuro e incerto. Enquanto este não se verificar, Bernadete não adquirirá o direito. É o que dispõe o Código Civil, conforme colacionado abaixo.

Art. 125. Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa.

b) Caso Bernardete realize a condição, qual seja, se formar no prazo de 3 anos, ela poderá pleitear a doação condicionada. É o que dispõe o Código Civil nos artigos abaixo:

Art. 126. Se alguém dispuser de uma coisa sob condição suspensiva, e, pendente esta, fizer quanto àquela novas disposições, estas não terão valor, realizada a condição, se com ela forem incompatíveis.

Art. 130. Ao titular do direito eventual, nos casos de condição suspensiva ou resolutiva, é permitido praticar os atos destinados a conservá-lo.

c) Conforme exposto na letra a, antes da realização do evento futuro e incerto, Bernadete possui apenas expectativa de direito.

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais