Buscar

Como separar óleo mineral e acetato de etila?

💡 2 Respostas

User badge image

Emerson Ozias

atraves da destilação

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Por este motivo, necessitamos utilizar de métodos que nos ajudem a contribuir na obtenção de uma determinada substancia. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura. 

Em alguns casos osmétodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a "escolha" dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação) dentre outros processos .

Contudo, é através da combinação de varias técnicas de separação que buscamos separar a mistura de areia , acido benzoico, óleo mineral e acetato de etila. Sendo que,primeiramente separaremos o componente sólido, que no nosso caso será a areia, através da filtração. Em seguida , iremos derivatizar e extrair o acido benzoico onde, sequencialmente faremos a separação do óleo mineral e do acetato de etila obtendo assim dos quatros componentes existentes na mistura inicial, três isolados nas suas formas originais e puras.

O processo utilizado para separar o acidobenzoico será através de um derivado em solução aquosa que deverá ser levado a sua forma original através de uma reação de neutralização, sendo separado por precipitação, e em seguida purificado por uma recristalização. 

No entanto notaremos nessa atividade a necessidade de separação de componentes de uma mistura que surgirá frequentemente no trabalho do químico. Seja na preparação de amostraspara analise , no isolamento de um produto natural , ou no isolamento de uma substancia obtida sinteticamente para a fabricação de alguns matérias ou coisas para seu dia-a-dia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais