Buscar

Qual a diferença entre objetivo e finalidade da Contabilidade?

Na aula 3 a professora explica que o objetivo é estudar, controlar e apurar os resultados da empresa, já a finalidade seria a obtenção de informações econômico-financeiras acerca da entidade.

Mas tudo isso não seria uma coisa só? Objetivo e finalidade? 

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O objetivo da contabilidade são os estudos das variações de quantidade e qualidade que acontecem nos patrimônios de entidades. Já a finalidade da contabilidade gira em torno do registro de produzir informações que permitam aos proprietários do patrimônio o controle e planejamento de como agir no seu patrimônio. Tanto o objetivo quanto a finalidade são de extrema importância para a economia pois através deles o individuo saberá da melhor forma possível o que fazer com seus investimentos, sem coloca-los em risco, diminuindo assim as suas chances de ter prejuízo. Vale lembrar que por mais que sejam usados os métodos e técnicas aprendidos na contabilidade, não existe nenhum tipo de investimento com 100% de lucro e nem 100% de prejuízo. O que existem são formas de se reduzir essas porcentagens de percas, tendo assim, lucro de forma mais segura.

0
Dislike1
User badge image

Yuri Abel

O objetivo  da contabilidade , segundo alguns autores, é o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).

A finalidade da contabilidade gira em torno de registrar fatos e produzir informações que possibilitem ao dono do patrimônio o controle (certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) e planejamento (decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto) de como agir no seu patrimônio.

Outro fator que podemos contar como OBJETIVO seria a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Mariany

Oi Yuri!

Ajudou sim, obrigada!

0
Dislike0
User badge image

Michele Marques

Obrigada Yuri, me ajudou bastante ^^

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais