Buscar

o que significa planos e planejamento da escola cidadã

💡 1 Resposta

User badge image

Gislaine Sifontes

Segundo Paulo Freire, a escola cidadã é “ aquela que assume como um centro de direitos, como um centro de deveres. A formação se da dentro de um espaço de tempo. O que caracteriza a escola cidadã é uma formação para a cidadania. Ela viabiliza a cidadania de quem está nela e de quem vem aela. É uma escola que, brigando para ser ela mesma, viabiliza ou luta para que os educandos e educadores também sejam eles mesmos e, como ninguém pode ser só, a escola cidadã é uma escola de comunidade, de companheirismo”.
Quando pensamos no planejamento na escola numa perspectiva cidadã, faz-se necessário explicar o significado da palavra cidadania.
A cidadania é aqui entendida como o exercíciopleno, por parte da sociedade, de seus direitos e deveres, baseado no exercício da democracia.
Trata-se, pois, de uma cidadania ativo-crítica, que não pode correr o risco de se limitar a uma “vigilância sobre o cumprimento das deliberações da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ainda que tal vigilância seja tarefa significativa do ponto de vista prático, ela “restringiria demasiadamente osignificado político/filosófico de tal noção”.
Ao defender a cidadania ativa, a escola é o local central do processo educativo, isto é, é lá que se dá a formação da cidadania ativa e se iniciam as transformações na educação. Nesse sentido, “o ponto nodal de toda mudança na educação passa pela mudança na unidade escolar, lugar onde se concretiza o esforço global de ensino-aprendizagem”.
Pensarem planejar a educação a partir da referida cidadania ativa é parte essencial da reflexão sobre como realizar e organizar todas as atividades no âmbito escolar e educacional, o que significa encarar de frente os problemas dessa instituição e do sistema educacional como um todo. Para a escola cidadã, há que se compreender as relações institucionais, interpessoais e profissionais nela presentes,avaliando e ampliando a participação de diferentes atores em sua administração, em sua gestão, assumindo-a enquanto instância social de contradições propícias ao debate construtivo e, sobretudo, enquanto entidade que tem por principal missão propiciar a aprendizagem a crianças, jovens e adultos. É por isso que, quando se fala em planejamento na escola cidadã, essa questão está associada diretamente àquestão da Gestão Democrática do Ensino Público.
Realizar os diversos planos e planejamentos educacionais e escolares, organizando a educação, significa exercer uma atividade engajada, intencional, científica, de caráter político e ideológico e isento de neutralidade. Dessa forma, planejar, em sentido amplo, é um processo que visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios queapontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, mas sem desconsiderar as condições do presente e as experiências do passado, levando em conta os contextos e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e de com quem se planeja.
O resultado desse processo será o de influenciar e provocar transformaçõesnas instâncias e nos níveis educacionais que, historicamente, têm ditado o como, o porquê, o para quê, o quando e o onde planejar.

2 – Parâmetros da gestão democrática do ensino público. Em 1987, a pedido do Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Instituto Paulo Freire realizou uma pesquisa sobre a “gestão democrática do ensino público”. Levando experiências nesse campo em todo o país. Apartir dessas experiências, o IPF levantou alguns parâmetros da gestão democrática do ensino público.
Capacitar todos os segmentos. Não basta pensar apenas nos professores. Os funcionários, os pais e os alunos também devem ser formados para a participação.
Consultar a comunidade escolar. A gestão democrática implica permanente consulta, divulgação de informações, realização de debates,...

LER DOCUMENTO COMPLETO 

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais