Buscar

o que seria O MITO DA CAVERNA - PLATÃO?

Analisando a pergunta, com base no presente, o que seria O MITO DA CAVERNA - PLATÃO?

💡 7 Respostas

User badge image

Gledson Lima

O mito da caverna de platão, demontra  de forma bem filosófica a maneira como o medo pelo conhecimento ou a falta dele causa na sociedade. Todos eles nasceram, viveram, e morriam ali..apenas vendo sombras na caverna pensando que as sombras seriam "pessoas" ou algo do tipo. Porém um deles consegue escapar e sair da caverna, descobrindo que tudo que eles imaginam estava completamente equivocado. Com o pretexto de contar a todos sobre o mal entendido ou melhor a real verdade sobre os fatos, ele acaba morto pelo população da caverna pelo simples fato de discurtir ou obter novos conhecimento em torno disso. Analiza também a "burrice" humana em sempre tentar manter um conhecimento linear, claro que isso é completamente estúpido. Conhecimento não se estagna, ele deve ser engrandecido...quanto mais conhecimento melhor e busca sobre ele é o que te faz inteligente!

8
Dislike0
User badge image

Gledson Lima

Li sobre isso faz um tempão...então espero que esteja razoalmente correto!

1
Dislike0
User badge image

Georgia Garcia

É a forma alegórica que Platão encontra para demonstrar o estado original de ignorância dos homens e o distanciamento da ilusão e do erro para o acesso ao conhecimento verdadeiro sobre as coisas. No presente, muitas informações denunciam a alienação humana, criam realidades paralelas e alheias, mas até quando alguns escolherão o fundo da caverna? Será uma predisposição ou puro comodismo?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais