Buscar

4. Quais as macromoléculas que formam as células

💡 1 Resposta

User badge image

Larissa D

 As macromoléculas naturais são os glicídios, lipídios, as proteínas e os ácidos nucléicos. Elas não são absorvidas diretamente pelo nosso organismo, é necessário que ele as quebre e as torne moléculas menores que o nosso corpo será capaz de aproveitar e absorver.

Os glicídios, conhecidos também como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles são a principal fonte de energia para os seres vivos e podemos encontrá-los em alimentos do nosso dia-a-dia.

Os lipídios são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. De extrema importância para o bom funcionamento de nosso corpo, eles constituem os óleos e as gorduras animais e vegetais. Podemos encontrá-los em alimentos como manteiga, azeite de oliva, óleo, presunto e em frutas gordurosas, como o coco e o abacate.

As proteínas são formadas por um grupo de 20 aminoácidos. Na nossa alimentação, as proteínas podem ser encontradas no leite, na carne, no ovo, no peixe, no queijo, no frango, na manteiga e outros alimentos.

Os ácidos nucléicos são formados por unidades monoméricas (nucleotídeos), grupamento fosfórico (fosfato), glicídio (pentose, variando entre ribose e desoxirribose) e uma base nitrogenada (sendo ela ou do grupo das púricas, adenina e guanina, ou das pirimídicas, timina, citosina e uracila). Tudo isso compõe o material genético encontrado nas células de todos os seres vivos. Eles serão quebrados em nucleotídeos, para que o nosso corpo os aproveite.

Referencia; https://helenagabrielabioifes.wordpress.com/2011/02/13/macromoleculas-2/ 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais