Buscar

Qual a diferença entre capacidade e competência ?

direito

💡 6 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Na noção de capacidade, estão contidos, na verdade, dois sentidos: um refere-se à aptidão para ser sujeito de Direitos e Obrigações, enquanto condição mesma da personalidade. Assim reza o art. 2º do Código Civil brasileiro, ao prescrever que todo homem é capaz de Direitos e Obrigações. É o que se chama também de capacidade jurídica. No Direito moderno e nas sociedades democráticas, essa capacidade (ou Direito à personalidade) é reconhecida a todos os seres humanos.

O outro sentido refere-se à aptidão para agir. Fala-se em capacidade de ação. Neste segundo sentido, a capacidade conhece graus, admitindo-se distinções entre plenamente capazes e absolutamente e relativamente incapazes. Assim, por exemplo, os menores são incapazes absolutamente, até certa idade, no sentido de capacidade de ação, não obstante sua aptidão para ser sujeitos de Direitos e  de Deveres, no sentido de capacidade jurídica. Isto é, são sujeitos de Direito, mas não podem assumir, por si próprios, obrigações nem cometer delitos(não rtem capacidade de ação nem capacidade delitual).

Isso nos conduz ao conceito de competência. Em princípio, quando a dogmática quer se referir-se ao poder jurídico conferido a pessoas físicas e jurídicas privadas, ela fala em capacidade de ação. Quando se refere às pessoas jurídicas públicas, fala em competência. Posta dessa maneira, a distinção é confusa. Afinal, se o diretor presidente de uma sociedade anônima(uma pessoa jurídica privada) assina um documento para que o não estava autorizado pela assembleia geral, diz- se que agiu fora do âmbito de sua competência.

 

Na verdade, a e expressão competência tem a ver com o sistema de papéis isolados e integrados na chama pessoa jurídica. Competência é o poder jurídico atribuído pelo estatuto da pessoa jurídica(pública ou privada) a seus órgãos. É pois, um conceito típico das organizações burocráticas. Órgão é um é um papel isolado ao qual se atribuem certas funções dentro de certos limites. No conceito de órgão, enquanto suporte de funções, o elemento pessoal ( no sentido de pessoa física) é dele artificialmente separado, muito embora, para o senso comum, estejam vinculados ( para o senso comum, o presidente da empresa e o Sr. Fulano de Tal praticamente não se distinguem). Quando alguém (pessoa física) é eleito ou é designado para exercer as funções de um órgão, recebe um mandato. O mandato corresponde a um poder jurídico para o exercício de certas funções estatutariamente delimitadas, ao que se dá o nome de competência.

0
Dislike0
User badge image

Carla Roberta

Na definição de CAPACIDADE, estão contidos dois sentidos: um refere-se à aptidão para ser sujeito de direitos e obrigações, enquanto condição da personalidade (podendo ainda ser chamado de capacidade de fato). Já o outro sentido refere-se à aptidão para agir. Fala-se, então, em capacidade de ação. Neste segundo sentido, a capacidade é graduada, admitindo-se distinções entre plenamente capazes, absolutamente e relativamente incapazes (chamado de capacidade de direito).

 

No tocante à COMPETÊNCIA, esta é apenas para exercer poder jurídico, isto é, assumir direitos e deveres ou, mais genericamente, realizar atos jurídicos. (grifei)

 

Fonte: http://www.coladaweb.com/direito/capacidade-e-competencia

7
Dislike1
User badge image

Larissa Carvalho

Capacidade é aptidão para exercer direitos e deveres. Ex.: Maioridade Penal.

Competência é a capacidade de participar de negócio, relação jurídica. Ex.: Proprietário de empresa.

1
Dislike1
User badge image

Daniella Barbosa lara

A capacidade refere-se a aptidão para ser sujeito de direitos e obrigações.(art.2 cc.)

Quanto a competência está refere-se ao poder jurídico conferido as pessoas físicas e júridicas privadas, ela fala em capacidade de ação.Quando se refere as pessoas jurídicas públicas, fala em competência.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais