Buscar

qual a diferença de efeito sistêmico ou efeito local? (medicamentos )

💡 2 Respostas

User badge image

Thomas Stadikowski

Efeito sistemico é quando um medicamento ou droga entra no organismo (independente da via de administração) e alcança a circulação sanguinea e é distribuido por todo o organismo, produzindo um efeito farmacologico em varios lugares.

Efeito local: quando o medicamento é aplicado diretamente no local de ação, como exemplos  pomadas e cremes que são aplicados topicamente na pele e geralmente só produzem um efeito farmacológico no local que é aplicado, não alcança a circulação.

CUIDADO: alguns medicamentos podem ser aplicado na pele e alcançar a circulação e ação sistemica como os emplastros e adesivos 

14
Dislike0
User badge image

pedro Alves

efeito sistemico é basicamente quando o medicamento entra na corrente sanguínea e assim vai passar por todo o organismo, efeito local é quando o efeito é para determinado local do corpo em especifico como pomadas e géis que são usados sob a pele, por exemplo.

 

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais