Buscar

bioquimicas

proteinas são moleculas mais abundantes e com  maior diversidade de funçao nos sistemas vivos. praticamente todosos processos vivos dependem dessa classe de oleculas. poe exemplo, enzimas, hormonios polipeptidios, proteinas contrateisdo grande de funções. as proteinas por definições são macromoluas polipeptidicas, isto é,são moleculas muito grandes, formadas pela chamadas de ligações peptídicas. as proteinas entrequais grupos funcionais dos aminoacidos a ligação peptídicas ocerre?

 

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Souza

As ligações peptidícas ocorrem entre o grupo carboxílico de um aminoácido e o grupo amino de outro. 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A união estabelecida entre dois aminoácidos adjacentes numa molécula recebe o nome de ligação peptídica. Esse tipo de ligação ocorre sempre por meio da reação entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do outro.


 Na formação da ligação peptídica, ocorre uma reação de condensação (união) entre o carbono do grupo carboxílico e o nitrogênio do grupo amino. Porém, para que isso aconteça, é necessário que ocorra uma desidratação, ou seja, a retirada de uma molécula de água. 


Portanto, os peptídeos são considerados pequenas proteínas, ou seja, são fragmentos de proteínas e portanto, são constituídos por números menores de aminoácidos em relação às proteínas.

 

Fonte: https://www.infoescola.com/bioquimica/ligacao-peptidica/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais