Buscar

Compare o mecanismo de formação de um ascósporo e um conidiósporo.

??

💡 2 Respostas

User badge image

caique Menezes

Na reprodução de alguns fungos esporos de origem assexuada são denominados conídios. (os conídios são produzidos em hifas especiais denominadas conidióforos). Estes podem ocorrer no ápice ou em células laterais dos conidióforos.Tais estruturas – chamadas conidiomas - podem ser parcial ou totalmente fechada.

Já os ascósporos estão presente em um numero maior de fungos, formado pelo processo de reprodução sexuada promovend micelios septados e com parede com perfuração simples Os esporos sexuais, usualmente em número de oito, são produzidos dentro de uma estrutura parecida com um saco. Tal estrutura é denominada asco e os esporos formados no interior do asco são denominados ascósporos  (Tipos de ascocarpos: cleistotécio (ascocarpo fechado); peritécio (ascocarpo em forma de pera, com abertura terminal); apotécio (ascocarpo aberto em forma de taça); ascos nus). 
Fonte: Manual de Fitopatologia I ( e bem completa a explicação)
3
Dislike0
User badge image

MARINNA GODINHO MINEIRO

O conidiósporo e o ascósporo são dois tipos diferentes de esporos produzidos por fungos durante seu ciclo de vida. Vamos contrastar o mecanismo de formação de cada um:


**Conidiósporo**:


1. **Reprodução Assexuada**: Os conidiósporos são formados principalmente durante a reprodução assexuada dos fungos, embora possam ocorrer em algumas fases do ciclo de vida de fungos assexuados e sexuados.


2. **Processo de Formação**: A formação de conidiósporos envolve a produção direta de esporos a partir de células especializadas chamadas conidióforos. Os conidióforos geralmente crescem para fora do micélio e carregam esporos em sua extremidade, que são liberados quando maduros. Não há fusão de células sexuais envolvida no processo, e os conidiósporos são geneticamente idênticos ao organismo parental, formando clones.


3. **Natureza Genética**: Os conidiósporos são geneticamente haploides, ou seja, contêm um único conjunto de cromossomos, e não resultam da combinação de material genético de duas células como na reprodução sexual.


**Ascósporo**:


1. **Reprodução Sexual**: Os ascósporos são produzidos durante a reprodução sexual dos fungos, especificamente por aqueles que pertencem ao filo Ascomycota, que é um dos grupos mais diversificados de fungos.


2. **Processo de Formação**: A formação de ascósporos envolve um processo complexo que começa com a fusão de duas células haploides diferentes, uma do ascogônio feminino e outra do anterídio masculino, resultando em uma célula dicariótica (com dois núcleos de diferentes origens genéticas). Essa célula dicariótica sofre divisões mitóticas e, subsequentemente, a meiose, que reduz o número de cromossomos, resultando na formação de ascósporos dentro de estruturas chamadas ascos.


3. **Natureza Genética**: Os ascósporos são geneticamente distintos dos organismos parentais, uma vez que resultam da combinação do material genético de duas células haploides diferentes durante a fusão e a meiose.


Em resumo, a principal diferença entre a formação de conidiósporos e ascósporos está no processo de reprodução envolvido e na natureza genética dos esporos resultantes. Os conidiósporos são formados assexuadamente, sem fusão de células sexuais, e são geneticamente idênticos ao organismo parental, enquanto os ascósporos são produzidos durante a reprodução sexual, envolvendo a fusão de células haploides diferentes e resultando em descendentes geneticamente diversos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais