Buscar

a) SiH4 b) BF4- c) CCl4 d) BeCl2 e) CH3- f) CH3+ g) H2S h) NH2- i) BF3 j) CH2Cl2 k) NH4+ l) Cl2

💡 2 Respostas

User badge image

deziel santos

eu tbm tou precisando dessa resposta

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A geometria molecular, isto é, a disposição dos átomos de uma molécula, pode ser determinada pela regra do químico Gillespie, na qual ele relaciona o número de átomos ligados a um átomo central e o número de nuvens eletrônicas.

O conhecimento sobre a geometria de uma molécula é extremamente importante porque nos ajuda a determinar a polaridade e, consequentemente, a solubilidade (segundo a regra do semelhante dissolve semelhante).

Quando existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, surge um dipolo elétrico na molécula, em que o átomo que é mais eletronegativo atrai mais fortemente os elétrons para si e fica com uma carga parcialmente negativa (δ-), enquanto o átomo do outro elemento fica com uma carga parcialmente positiva (δ+).

A soma dos vetores de cada ligação polar é o vetor resultante, que é denominado de Momento de Dipolo ou Momento Dipolar Resultante, sendo simbolizado por .

Esse momento dipolar resultante indica a intensidade das cargas parciais e nos ajuda a determinar a polaridade da molécula. Se o seu valor for igual a zero, isso indica que a molécula é polar. Mas se o valor for diferente de zero, trata-se de uma molécula polar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais